Vacina contra o sarampo está disponível nas unidades de saúde - Prefeitura de Tefé

Vacina contra o sarampo está disponível nas unidades de saúde

OMS alerta para surto de sarampo nas Américas

Diante dos casos de sarampo no Amazonas, a Prefeitura Municipal de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que a vacina contra Sarampo está disponível nas unidades de saúde do município, para a faixa etária a partir dos 12 meses até os 49 anos. A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. Em caso de dúvida, a orientação é procurar uma unidade de saúde, preferencialmente com a carteira de vacinas. Crianças que fizeram duas doses da vacina estão imunizadas contra a doença.

Como orientação geral, todo indivíduo que, independente da idade e situação vacinal, apresente febre e exantema (manchas vermelhas no corpo), acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza e/ou conjuntivite, deve procurar atendimento em serviço de saúde para ser avaliado.

Quem deve ser vacinado?
✔️ Crianças de 12 meses a 15 meses;
✔️ As crianças de 11 meses e 29 dias deverão tomar vacina + Tríplice viral.
✔️ De 05 a 29 anos, sem nenhuma dose, deverão tomar duas doses de Tríplice viral;
✔️ Pessoas com pelo menos uma dose de vacina no cartão deverão tomar a segunda dose de Tríplice viral;
✔️ De 30 a 49 anos, devem tomar uma dose de vacina Tríplice viral.

Como se transmite o sarampo

• O vírus do sarampo é contido em milhões de gotículas que saem do nariz e da boca, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.
  • Você pode facilmente pegar sarampo por essas gotículas a respirar ou, se as gotas se instalaram em uma superfície, por tocar a superfície e, em seguida, colocando as mãos perto do seu nariz ou boca. O vírus do sarampo pode sobreviver em superfícies por algumas horas.
  • Quando dentro de seu corpo, o vírus multiplica-se no fundo de sua garganta e pulmões antes de espalhar por todo o corpo.
  • As pessoas com sarampo são contagiosos de quando os primeiros sintomas se desenvolvem até cerca de quatro dias após a erupção aparece pela primeira vez. Portanto, a escola ou do trabalho deve ser evitado pelo menos quatro dias, a partir de quando a erupção apareceu pela primeira vez limitar a propagação da infecção.

Quem é afetado

• Qualquer pessoa pode ter sarampo, se eles ainda não foram vacinados ou não tiveram antes, embora seja mais comum em crianças entre um e quatro anos de idade.
  • Uma vez que você teve sarampo, é muito raro para desenvolver a infecção novamente no futuro, porque seu corpo cria imunidade (resistência) para o vírus.

Como prevenir o sarampo

• A maneira mais eficaz de prevenir o sarampo é ter o sarampo, caxumba e rubéola (MMR) vacina.
  • A primeira vacinação MMR rotineiramente é dada quando a criança é de cerca de 13 meses de idade e um segundo é dado antes que seu filho começa a escola.
  • Adultos e crianças de 6-13 meses de idade também podem ter a vacina tríplice viral, se eles estão em risco de pegar sarampo. Por exemplo, a vacinação pode ser recomendada se houver um surto de sarampo na sua área local, ou se você esteve em contato próximo com alguém com sarampo.

Tratamento de sarampo

Não há nenhum tratamento específico para o sarampo, mas seu sistema imunológico deve combater a infecção dentro de 7-10 dias.

Há várias coisas que você pode fazer para ajudar a tornar a sua recuperação mais confortável, incluindo:

• fechar as cortinas para ajudar a reduzir a sensibilidade à luz
  • usando lã de algodão úmido para limpar os olhos
  • tomar paracetamol ou ibuprofeno para aliviar a febre, dores e dores (aspirina não deve ser dada a crianças menores de 16 anos de idade)
  • beber bastante água para evitar a desidratação

Em casos graves de sarampo, especialmente se houver complicações, você pode precisar ser internado em hospital para tratamento.

Complicações do sarampo

Sarampo pode levar a complicações muito sérias que às vezes podem ser fatais. Estes incluem infecção bacteriana nos pulmões (pneumonia) e o cérebro (encefalite).

Pessoas mais em risco de desenvolver complicações graves incluem bebês menores de 12 meses, as crianças na saúde pobre, adolescentes e adultos.

Estima-se que cerca de um em cada 5.000 pessoas com sarampo vai morrer como resultado de uma complicação séria.

Onde se vacinar em Tefé

As vacinações podem ser realizadas em todas as UBS’s do município de Tefé e zona rural diariamente, de segunda à sexta-feira, de 07h às 11h e das 13h às 17h

Vacina contra o sarampo está disponível nas unidades de saúde
Vacina contra o sarampo está disponível nas unidades de saúde / Foto : Reprodução