Tefé realiza a 2ª Exposição Cultural das Parteiras do Médio Solimões - Prefeitura de Tefé

Tefé realiza a 2ª Exposição Cultural das Parteiras do Médio Solimões

A Prefeitura de Tefé em parceria com o Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Associação de Parteiras Tradicionais do Amazonas Algodão Roxo (APTAM) e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) realizou no início de maio uma exposição cultural sobre esse que é um dos ofícios mais antigos e importantes para a humanidade, a profissão de parteira.

A  Segunda Exposição Cultural das Parteiras do Médio Solimões aconteceu na praça Santa Teresa, no dia 3 maio, das 17h às 21h30. O evento foi uma homenagem ao Dia Internacional da Parteira, celebrado no dia 5 de maio.

A mostra

Durante o dia, foram expostas fotografias dos encontros de parteiras organizados pelo Instituto Mamirauá e pela APTAM, desenhos pintados por crianças de escolas de Tefé e os utensílios e remédios utilizados pelas profissionais em seu trabalho.

As parteiras da cidade e de outros municípios da região, como Uarini, Alvarães e Maraã,  foram convidadas a trazerem seus próprios itens para a exposição. Entre eles, foram sugeridos ervas medicinais, objetos utilizados no trabalho, as garrafadas (misturas de ervas medicinais usadas, entre outras coisas, para fortalecer a criança e a mãe antes ou depois do parto), artesanato e comida, que poderá ser vendida ou compartilhada com os presentes.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Tefé, a organização do evento propôs a escolas da região que o tema fosse abordado com as crianças nas aulas de arte e língua portuguesa. O resultado, em desenhos e versos também será apresentado. Haverá, ainda, a presença de parteiras indígenas e a apresentação de fotografias do trabalho realizado pelo DSEI.

Durante o evento, os participantes poderão se envolver, seja compartilhando seus relatos de vida como parteira ou parturiente, ou prestando homenagens à profissão de parteira em versos, música ou qualquer outra forma de expressão.

Também no dia 3, às 9h, as profissionais foram celebradas em uma solenidade na Câmara de Vereadores de Tefé. A partir das 14h30, uma roda de conversa reunirá as parteiras presentes, que poderão partilhar experiências e trocar informações sobre a sua profissão.

Texto parcialmente retirado do site do Instituto Mamirauá