Tefé alcançou a 1ª posição no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde na Região Norte, e está entre as 12 melhores do Brasil - Prefeitura de Tefé

Prefeitura Municipal de Tefé implementa Fiscal de Postura

A Prefeitura Municipal da Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) deverá ser contemplada pelo Ministério da Saúde com um incentivo financeiro em decorrência dos excelentes números obtidos no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) referente ao ano de 2017.

Criado pelo Ministério da Saúde em 2013, o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS compõe o conjunto de iniciativas para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a garantia do acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população, para redução das iniquidades e para a promoção da qualidade de vida de brasileiros.

Dos 100 municípios que compõe a Região Norte, Tefé conseguiu cumprir 13 das 15 metas estabelecidas pelo Ministério, ocupando o 1º lugar dos municípios avaliados na região norte e ficando entre os 12 melhores do Brasil. Por conta dessa conquista a cidade de Tefé receberá a premiação de R$ 89.064,25, paga pelo Ministério da Saúde, mas os recursos só poderão ser utilizados nas ações da Vigilância em Saúde do município de Tefé.

Alguns dos índices que levaram ao reconhecimento do trabalho realizado pelas equipes da SEMSA: 100% de cobertura vacinal e o crescimento e ampliação no número salas de vacina para atender a população.

Que esses resultados sirvam de motivação para os profissionais de saúde do município para que alcancemos cada vez mais melhores resultados nos indicadores da saúde, não somente na área da vigilância em saúde, mas também na atenção básica, na média complexidade, na saúde materno infantil, entre outras áreas.” declarou a Secretária Municipal de Saúde, Adriana Moreira.

O Prefeito de Tefé Normando Bessa comemorou mais uma conquista para a cidade, que mostra a qualidade dos serviços básicos ofertados à população tefeense. “O Ministério da Saúde reconhece as ações de Vigilância em Saúde em Tefé como a melhor da Região Norte e uma das melhores entre doze cidades brasileiras. É muito gratificante para um gestor público poder ter resultados assim, nos dá vontade e coragem para seguir trabalhando e transformando uma cidade que esteve tanto tempo abandonada” destacou Normando.

A Prefeitura de Tefé tem feitos grandes investimentos nas ações da saúde do município. A Vigilância em Saúde de Tefé funciona na Rua Marechal Deodoro.

No Amazonas, 80% dos municípios bateram 90% alcançaram das metas no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS).

Prefeitura Municipal de Tefé implementa Fiscal de Postura