Técnicos do CEREST realizam palestra sobre segurança no trabalho, em Tefé - Prefeitura de Tefé

Técnicos do CEREST realizam palestra sobre segurança no trabalho, em Tefé

Técnicos do CEREST realizam palestra sobre segurança no trabalho

Técnicos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizaram na última segunda-feira (20/8) uma palestra sobre “Saúde do Trabalhador”.  A atividade aconteceu a convite do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC – Tefé e foi destinada para a turma de especialização de técnico em enfermagem do trabalho.

Para ministrar a palestra estiveram presentes o coordenador do CEREST, Sinval Neto, o enfermeiro Roberto Cabral e a assistente social Orlandilma Queiroz. Participaram cerca de trinta estudantes da Especialização de Técnico em enfermagem do Trabalho.

O Ministério da Saúde define a “Saúde do Trabalhador” como uma área de compreensão entre as relações de trabalho e o processo saúde/doença. Nesse sentido, saúde e doença são considerados como processos dinâmicos, diretamente relacionados com os modos de desenvolvimento produtivo, em determinado momento histórico.

Como parte da Saúde Pública, a Saúde do Trabalhador tem como objetivo o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras. Reduzir a morbimortalidade (índice de pessoas mortas em decorrência de uma doença específica dentro de determinado grupo populacional) decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos é também um dos objetivos.

Técnicos do CEREST realizam palestra sobre segurança no trabalho