SEMSA divulga balanço da campanha de vacinação contra Sarampo e Polio em Tefé - Prefeitura de Tefé

SEMSA divulga balanço da campanha de vacinação contra Sarampo e Polio em Tefé

Balanço campanha de vacinação contra Sarampo e Polio em Tefé

A Prefeitura Municipal de Tefé, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), divulgou o balanço da campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite realizada em Tefé no período de 06 a 31 de agosto de 2018. As localidades foram atendidas com sucesso, resultado da logística aplicada e da soma de esforços dos profissionais da saúde, na luta contra os agravos dessas doenças.

De acordo com a Prefeitura de Tefé, a meta havia sido alcançada mesmo antes do final do mês de agosto, imunizando 100% das crianças no município de Tefé. As vacinas oferecem uma proteção eficaz e segura diante do cenário epidemiológico que o país está enfrentando com o sarampo. No caso da poliomielite, evitar a reintrodução da paralisia infantil.
Balanço campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite em Tefé

Doses aplicadas Poliomelite7.028
População 6.481
Crianças de 1 ano 1.759
Crianças de 2 anos 1.693
Crianças de 3 anos1.757
Crianças de 4 anos1.768

Doses aplicadas Sarampo7.242
População6.481
Crianças de 1 ano1.926
Crianças de 2 anos 1.681
Crianças de 3 anos1.743
Crianças de 4 anos1.844

Sarampo

A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, é extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.

Poliomielite

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Prevenção

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença.

Balanço campanha de vacinação contra Sarampo e Polio em Tefé