Secretaria de Turismo realiza reunião com a presidente da AMAZONASTUR para discutir pontos importantes sobre o turismo em Tefé - Prefeitura de Tefé

Secretário Municipal Christophan Mota com a presidente da AMAZONASTUR, Roselene Silva de Medeiros

A Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio -SMTUR realizou no início da tarde desta terça (5), em Manaus, uma reunião com a presidente da AMAZONASTUR, Roselene Silva de Medeiros, onde foram pontuadas algumas ações para 2019 através do Plano de Ordenamento Turístico.

A reunião começou falando sobre a expansão da malha aérea de Tefé, que tem se tornado um importante ponto para ser investido, por estar se destacando no corredor turístico do rio Amazonas, com conexões internacionais que envolvem cidades da Colômbia e algumas outras cidades que envolvem a amazônia peruana e internacional. O aumento da oferta de voos para Manaus e vôos de ligação da cidade de Tabatinga com a cidade de Tefé, se torna algo de grande importância, pela promoção turística como gerador de receita para empresas que estão inseridas na cadeia produtiva do mercado turístico.

Alguns apoios também foram conversados, como a criação do CAT – Centro de Atendimento ao Turista, que é um item essencial para que uma viagem seja aproveitada da melhor forma possível. A cidade já teve um centro de atendimento ao Turista, mas está desativada a 6 anos, e o retorno do CAT tem a intenção de orientar e informar o turista, para ele ter uma boa impressão do destino logo na chegada.

Os festivais também foram pontuados na reunião, como a realização do 3º Festival de Chocolate que movimenta a economia local através da venda de diversos produtos feitos do chocolate, em alusão à páscoa. Também há o período de capacitação, onde os interessados elaboram diversos tipos de ovos de páscoa e conforme o número de vagas, há a aprovação para participar do festival que acontece em 2 dias, no Centro da cidade, na Praça Remanso do Boto. Em 2019, o evento acontece nos dias 20 e 21 de Abril, e foi solicitada à AMAZONASTUR a estruturação do evento (palco, som, iluminação e pirotecnia).

A Feira do Pirarucu, que acontece no período da pesca autorizada, e permite a sua comercialização e apresentação dos pratos típicos com o pescado, acontecem esse ano nos dias 12 e 13 de outubro, no Mirante das Mangueiras, no Centro. Também foi solicitado a mesma estruturação para o evento.

A cidade foi mostrada para a presidente como o portão de entrada para a Reserva Mamirauá, e as formas de turismo que a cidade oferece, como a Floresta Nacional de Tefé – FLONA, onde há as 6 comunidades ribeirinhas que trabalham com turismo de base comunitária, que foi contemplado pelo edital Floresta em Pé, pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) onde foram feitas as organizações das trilhas, aquisição de rádios, site do turismo e a aquisição de um bote coberto com motor e uniformes dos comunitários que fazem parte da organização.

Além do apoio técnico da Prefeitura de Tefé através da SMTUR, o apoio técnico especializado da AMAZONASTUR foi solicitado para realização de oficinas de trilhas interpretativas, condução local em trilhas, culinária regional. Além do apoio no marketing para promoção dessa iniciativa em nossa cidade.

Também foi exposto para a presidente alguns números da cidade em estrutura turística, como Pousadas na Reserva Mamiraua, guias regionais, hotéis, associações, restaurantes, bares, empresa de turismo, embarcações, companhias aéreas, entre outras.