Relembre alguns pontos de como estava Tefé antes e com os atuais avanços - Prefeitura de Tefé

Relembre alguns pontos de como estava Tefé antes e com os atuais avanços

Compartilhe com os amigos!
358Shares

Tefé jamais havia sido tão castigada quanto foi nos últimos anos. O Paço Municipal totalmente depredado, a população sofrendo cada vez mais, viaturas sucateadas e os principais cartões postais da cidade inundado de lixos. Uma Tefé que nos dava vergonha.

Em meio ao caos, desordem, muito lixo espalhado, obras inacabadas por décadas e locais insalubres para os feirantes comercializarem seus principais produtos hortalícios e alimentares, esse era o retrato de uma cidade abandonada e saqueada.

Nessa publicação, trouxemos um pouco de como estava a cidade de Tefé nas áreas da Limpeza Pública e Saúde e as ações que foram feitas para mudar essa realidade nos últimos 24 meses.

Lixão Municipal – Antes
Seminário São José – Antes

Desde o primeiro dia de 2017, com a administração do prefeito Normando Bessa de Sá e o vice-prefeito Jean Robson Pinheiro Jacintho o trabalho não para. Ao assumir a Prefeitura de Tefé, eles tiveram que rapidamente superar as dificuldades administrativas e financeiras encontradas e colocar o poder público para trabalhar em prol do povo.

Jean Robson e Normando Bessa de Sá
Jean Robson e Normando Bessa de Sá

A Praia da Ponta Branca, foi tão abandonada que passou a ser conhecida como a ‘Praia da Morte’. O local era desordenado, sujo, insalubre e um reduto de pessoas má intencionadas. A partir da gestão Normando e Jean, foi dado um choque de ordem e o local se transformou na ‘Praia da Família’. As famílias tefeenses voltaram a se divertir, frequentar e aproveitar um local com selo de qualidade. A tal ponto que realizamos a maior Festa da Castanha de Tefé diretamente na Praia da Ponta Branca.

Praia da Ponta Branca – Antes
Praia da Ponta Branca - Antes
Praia da Ponta Branca – Antes
Praia da Ponta Branca – Depois
Praia da Ponta Branca – Depois

 

Festa da Castanha 2018 - Praia da Ponta Branca
Festa da Castanha 2018 – Praia da Ponta Branca

Quando o prefeito Normando e o vice Jean Robson assumiram a prefeitura em 2017, eles fizeram um planejamento de ações e destacaram a importância da conservação da cidade e limpeza pública. Uma das ações mais  importantes que fizeram foi a colocação de contêineres para coleta do lixo no centro da cidade e nas praias, pois aquele monte de saquinhos de lixo, caixas e embalagens, eram espalhados pelas ruas centrais e incomodava, além de trazer perigos a saúde pública.

Os pontos de comércio, devido a ser uma área que gerava muito resíduo, era infestado de urubus. Uma realidade infelizmente que estava muito comum na cidade. Logo pela manhã e à tardezinha, dezenas de urubus se concentravam próximo a Feira Municipal e na Orla da cidade. Atraídos pelo lixo deixado, a cena já era conhecida dos tefeenses.

Lixão Municipal
Feira Municipal – Antes
Feira Municipal - Antes
Feira Municipal – Antes

Após anos de descaso, a Prefeitura de Tefé trabalhou na raiz do problema. Adotou um sistema de coleta eficiente com novos depósitos, novos caminhões de coleta, novos calçamentos, no qual trabalhando duro, conseguiu amenizar o problema.

Fazer com que a cidade mantenha-se com o aspecto sempre limpo é uma das prioridades da Prefeitura de Tefé. A população tem percebido que a cidade está
cada vez mais limpa e muito mais organizada. Ainda existem áreas de atenção, mas a população já percebe que a prefeitura vem realizando e promovendo diversas ações nesse sentido.

Ações de Destaque

  • 52 palestras sobre educação e orientação ambiental;
  • 42 lixeiras viciadas foram desativadas;
  • Novas viaturas para coleta de lixo;
  • 8 mil toneladas de lixos removidos apenas no 1º mês de gestão.
  • 86 agentes de limpeza capacitados em oficinas de reciclagem com papelão e gerenciamento de resíduos sólidos através do ‘minicurso de formação de multiplicadores em resíduos sólidos’.
  • 13 palestras realizadas em escolas municipais atingindo entorno de 4.000 mil alunos da rede municipal de Tefé
Multirão de Limpeza
Multirão de Limpeza
Multirão de Limpeza
Multirão de Limpeza

Praia da Ponta Branca

Na área da saúde um caos total. Ambulâncias sucateadas. Hospital falido. Faltava medicamente e médicos especialistas. A população era maltratada por aqueles que a deveriam servir. Com o novo momento trazido por Normando e Jean, finalmente Tefé começou a andar pra frente.

A Prefeitura de Tefé encontrou os veículos da SEMSA em estado deplorável e tratou de investir fortemente na renovação da frota de veículos, a fim de melhorar a qualidade de atendimento e transporte dos pacientes. Nos últimos 24 meses foram adquiridas e já estão à disposição 2 ambulâncias, 4 veículos de apoio, 1 veículo para o recolhimento do lixo hospitalar, uma UBS Fluvial , 22 ambulanchas de apoio comunitário, novos equipamentos, farmácias abastecidas, prontuário digital, e médicos especialistas para o Hospital Regional de Tefé. Também foram feitas reformas em todas as UBS e inaugurações de novas UBS.

Ambulância da Saúde – Antes
Viaturas da Saúde – Antes
UBS Jerusalém – Abandonada

Renovação da Frota de Veículos das Endemias e Ambulâncias

A Prefeitura de Tefé encontrou os veículos da SEMSA em estado deplorável e tratou de investir fortemente na renovação da frota de veículos, a m de melhorar a qualidade de atendimento e transporte dos pacientes. Nos últimos 24 meses foram adquiridas e já estão à disposição 2 ambulâncias, 4 veículos de apoio, 1 veículo para o recolhimento do lixo hospitalar.

Inovação no Hospital Regional de Tefé

A Prefeitura de Tefé garantiu a criação e manutenção da Sala de Cuidados Intermediários da Clínica Médica (SCI/CM) no HRT, com itens indispensáveis para o atendimento de pacientes potencialmente graves. Entres outros equipamentos destacamos o Carrinho de Emergência, Bala de Oxigênio e demais conexões necessárias, Bomba de Infusão, Ventilador Mecânico, Traquéia Adulta, Oxímetro Portátil, Respirador. Uma sala inédita no HRT que garante mais segurança no trato de pacientes graves.

Médicos Especialistas 24h no Hospital Regional de Tefé

De forma estratégica para oferecer um serviço de qualidade à nossa população, nosso Hospital Regional agora dispõe de vários especialistas como, Anestesiologista (Dr. Isaac), Cirurgiões – Geral (Dr. Kreyne Queiroz e Dr. Aloísio Coelho), Ginecologia e Obstetrícia (Dr. Otávio Martins), Enfermagem, Farmácia, Raio X, Laboratório e Ambulância. Além dos serviços emergenciais 24 horas, o HRT também oferece os serviços com agendamentos de Pediatria, Serviço Social, Fisioterapia, Imobilização Ortopédica, Ultrassonogra a, SISREG (Transferências Reguladas) e Flor do Dia. Esse ganho de qualidade para os usuários somente é possível, graças ao envolvimento efetivo de todos os setores do HRT, na de nição do padrão de atendimento que se quer para a Unidade. O HRT conta com 106 leitos, distribuídos em clínica médica, cirúrgica, pediátrica e maternidade, além de leitos de observação.

Símbolo de Vitório do Povo de Tefé

Um dos símbolos de vitória do povo de Tefé, a nossa primeira Unidade Básica de Saúde Fluvial – UBSF e mais 22 lanchas para reforçar o atendimento em saúde das 146 comunidades ribeirinhas que vivem às margens dos três rios: Tefé, Bauana e Curunitá de Baixo. Com o objetivo de levar todos os serviços oferecidos pela Semsa e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento básico, como vacinação, consultas medidas de várias especialidades, exames, farmácia e atendimento odontológico.

EQUIPANDO E CAPACITANDO OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
ENTREGA DE EQUIPAMENTOS PARA OS ACS

  • 203 Mochilas
  • Balança de Piso
  • Balança suspensa Pediátrica
  • Termômetro
  • Esfigmomanômetro Estetoscópio
  • Fita Métrica
  • Bolsinha de Pesar Criança

REFORMA E CONSTRUÇÃO

  • Posto de Saúde Bela Vista do Sapiá
  • Posto de Saúde do Santo Isidoro
  • Posto de Saúde do Caiarara
  • Posto de Saúde São José do Igarapé-açú
  • Posto de Saúde do Feliciana
  • Posto de Saúde do Marajó
  • Posto de Saúde da Comunidade Aranatuba
  • São Francisco do Itaúba

AÇÕES EM SAÚDE

  • Orientação Sobre Higiene Bucal
  • Campanha Nacional Sarampo e Poliomielite
  • Roda de Conversa – Hiperdia
  • Campanha Nacional de Hepatite Virais B/C
  • Visita de Inspeção ao AEDES AEGYPTI
  • Encontro Inter setorial para combate ao Sarampo
  • Semana da criança
  • Visita Domiciliar – Puericultura
  • Semana Mundial do Aleitamento Materno – Agosto Dourado

 

Sanados alguns problemas, já estamos num patamar mais avançado, realizando melhorias nos serviços ofertados à população e com obras que trazem benefícios
para todas as camadas sociais sendo entregues quase mensalmente.

O trabalho para implementar ações e atender as demandas dos 22 bairros, nas 146 comunidades e do distrito é cotidiano.

É com muita dedicação e empatia que promovemos a cidadania da população idosa, das crianças e adolescentes, das mulheres, dos homens e dos trabalhadores.

Nas próximas publicações, traremos os resultados obtidos em outras áreas da nossa cidade para que a população seja conhecedora das ações da Prefeitura Municipal de Tefé.

Letreiro que representa o Amor por Tefé
Deixe um Comentário
Compartilhe com os amigos!
358Shares