Reabertura da Feira Turística de Artesanato reúne artistas e movimenta economia em Tefé - Prefeitura de Tefé

A Prefeitura Municipal de Tefé, através da Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Industria – SMTUR, realizou nos dias 28 à 29 junho na recém reformada Praça da Alcindo Roberto, em evento teste da Feira Turística de Artesanato.

O evento teve como objetivo avaliar previamente pontos estratégicos e a dinâmica da exposição. O lançamento oficial da Feira Turística de Artesanato será no dia 27 e 28 de julho, com o intuito de incentivar o turismo em Tefé.

Atualmente 50 artesão estão cadastrados na SMTUR, mas somente 20 deles são ativos. A intenção é estimular os artistas a expor seus trabalhos e assim fazer crescer o número de vagas na feira.

O espaço destinado aos artesãos é na parte lateral da câmara de vereadores, próximo ao Centro Gastronômico Lélio Bessa. Para os permissionários dos lanches, será sugerido que no período da realização da Feira Turística de Artesanato, cada estabelecimento deverá apresentar um prato, sanduiche ou sobremesa regional (sorvete de
castanha, hambúrguer de pirarucu e etc.).

Fará parte do projeto uma noite literária, através do Sarau Literário com ênfase na cultural local, que será realizado pelo Clube de Leitura Amigos do Livro – CLAL, da Biblioteca Municipal.

O projeto visa oferecer, artesanato, som ao vivo, gastronomia regional, literatura e poesia, aos nossos turistas e munícipes.

De acordo com o secretário da SMTUR, Christophan Mota, a cidade de Tefé é uma referência no estado do Amazonas e possui uma serie de expressões culturais do estado, produto esse de suas raízes históricas. ” A Feira Turística de Artesanato tem como objetivo resgatar os bens culturais imateriais de Tefé, criando oportunidades para reunir todas as classes artísticas para expor e comercializar seus produtos para a comunidade local e visitantes”, declarou o secretário.

A ação acontece em parceria com as Secretarias Municipais de: Assistência Social e Cidadania – SEMASC, Produção e Abastecimento – SEMPA e de empresários locais.