Projeto Primeira Infância Ribeirinha deverá formar profissionais em saúde, educação e assistência social em Tefé - Prefeitura de Tefé

A Prefeitura Municipal de Tefé, em parceria com a A Fundação Amazonas Sustentável-FAS, deverá formar profissionais nas áreas de: saúde, educação e assistência social. O intuito é capacitar multiplicadores da metodologia do Programa Primeira Infância Ribeirinha.

Os profissionais formados no Programa deverão repassar os conhecimentos adquiridos aos agentes comunitários de saúde, fortalecer e possibilitar o aprimoramento técnico para no acompanhamento de gestantes e crianças de 0 a 6 anos e na região de Tefé.

O curso conta com a presença dos representantes das secretarias parceiras: Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMASC, Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA e Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

O período entre zero a seis anos, a chamada primeira infância, é o mais importante para o desenvolvimento da criança. Aspectos como cognição e sociabilidade desenvolvidos nessa fase são essenciais para a formação de um indivíduo saudável. Nas comunidades do interior do Amazonas, porém, os desafios da distância e do acesso demandam uma abordagem diferenciada para o desenvolvimento saudável dessa primeira infância ribeirinha.

A iniciativa subsidiou a criação do Programa Primeira Infância Amazonense (PIA), lançada pela Lei 4.312, de 11 de março de 2016, tem como objetivo garantir assistência integral às crianças amazonenses na faixa etária de 0 a 6 anos de idade em todo o estado.