Produtores de Tefé lançam farinha do tipo ovinha na sede do Sebrae, em Manaus - Prefeitura de Tefé

Produtores de Tefé lançam farinha do tipo ovinha na sede do Sebrae, em Manaus

Manaus – A Cooperativa Agroextrativista Mista dos Produtores Rurais de Nova Sião do Município de Tefé (Coopagens) lançou a farinha do tipo ovinha Uarini, na sede do Sebrae Amazonas, localizada na Rua Leonardo Malcher, bairro Centro, zona sul da capital, na tarde desta quinta-feira (16). Amostras do produto já foram enviadas ao Japão e a Portugal. A China se mostrou interessada na farinha, segundo o produtor rural Pedro Batista, presidente da Coopagens, sediada no Lago do Mirini, zona rural de Tefé (a 523 quilômetros a oeste de Manaus).

Segundo Pedro, que se emocionou ao falar para o público que compareceu ao evento de lançamento, o produto finalizado e o reconhecimento de Manaus representam vitória e alegria. “Eu me emocionei porque a luta foi grande. A burocracia brasileira impede muito o avanço do produtor rural e do extrativismo. Estou há um ano lutando por esse projeto, com impasses que envolvem desde a classificação até a licença da embalagem”, disse.

O evento de lançamento contou com a presença dos 25 produtores cooperados, além de instituições apoiadoras, como a prefeitura de Tefé, Instituto Mamirauá e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Também participaram da programação representantes do Ministério da Agricultura, membros da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea) e Embrapa Amazônia Ocidental.

Para o analista técnico do Sebrae-AM em Tefé, José Antônio, o lançamento da farinha de mandioca da Coopagens é um marco para os agricultores da região, que buscam acesso a novos mercados. “É um momento de celebração para esses produtores e as instituições que os apoiam, sabendo que ainda há muito mais por fazer”, afirmou.

Produtores da Coopagens lançaram a farinha do tipo ovinha Uarini, na sede do Sebrae Amazonas, em Manaus (Foto: Francisco Rodrigues/Divulgação)