Prefeitura inaugura Porto de Tefé, e população comparece em peso para prestigiar - Prefeitura de Tefé

Porto de Tefé é inaugurado pela prefeitura neste sábado, população comparece em peso para prestigiar

Na manhã deste sábado (9/6), mesmo debaixo de sol forte, centenas de pessoas compareceram na inauguração do Porto de Tefé. Bem estruturado, a expectativa é que o novo Porto Fluvial garanta segurança e comodidade para os usuários do transporte hidroviário da cidade.

O Porto é composto de sala de embarque, alfândega, bilheteria, banheiros, área de tratamento de águas e balsa com 30 metros de cumprimento, para a atracação das embarcações.

O prefeito Normando Bessa (PMN) fez um discurso emocionado e foi muito aclamado pela população presente. Uma minoria de opositores tentaram iniciar um tumulto, mas logo foram contidos pela guarda municipal.

Esteve presente no evento o representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luciano Moreira, Coordenador Regional das Hidrovias da Amazônia Ocidental, garantindo que a responsabilidade de operação do porto será de atribuição do DNIT.

O contrato de 2006 destinado à construção do Porto de Tefé foi investigado em 2011, pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) (cinco anos após a liberação de parte dos R$ 11 milhões de reais do Governo Federal para o início das construções). A época, o MPE resolveu instaurar inquéritos civis para apurar o motivo das obras não terem sido concluídas.

Doze anos depois, na gestão do atual prefeito Normando Bessa (PMN) a obra do Porto fluvial de Tefé foi finalmente concluída. O prefeito enfatizou que o porto é uma conquista do povo de Tefé, e que a obra beneficia a população local, visitantes e empresários da região.