Prefeitura de Tefé reune comunitários para ampliação do acordo de pesca no Caiambé - Prefeitura de Tefé

Prefeitura Municipal de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento – SEMPA, em parceria com a Associação Agreca, SEMA/DEMUC, realizou mais uma reunião com as comunidades do lago do Caiambé.

Na ocasião estiveram presentes representantes da Área Missionária da Igreja Católica; Igreja Assembleia de Deus e do Sindicato dos Trabalhadores e da Trabalhadoras Rurais de Tefé.

A pauta em debate é o Ordenamento pesqueiro no Lago do Caiambé e a ampliação do acordo de pesca na região do Caiambé.

Após vários testemunhos de moradores sobre dificuldades na captura de peixes para consumo da família, devido a pesca predatória no período do defeso e da desova, o representante do Estado, mostrou que já existe uma portaria ministerial de número 48, ano 2007, IBAMA, que determina como deve ser a pesca na bacia do Rio Solimões e no lago do Caiambé.

Diante do encaminhamento, foi marcada uma reunião para o dia próximo dia (07/06), no horário de 09h da manhã, no Distrito do Caiambé.

A ação pretende trazer de volta a esperança de repovoamento das muitas espécies de peixes antes existentes no lago, mas que agora estão escassos até mesmo para o alimento dos moradores da região, ressaltou o representante do Estado, Sr. Erivan Moraes.

Para o Secretário do Município Antonio Nascimento, esta iniciativa mostra o compromisso desta gestão em apoiar os agricultores familiares e também os pescadores, na organização do setor de forma sustentável como garantia para gerações futuras.

“O prefeito Normando ressaltou que temos o compromisso de tornar o setor primário fortalecido, pois assim teremos a garantia do desenvolvimento equilibrado sócio e economicamente”, concluiu o Antonio Nascimento.

Ordenamento pesqueiro no Lago do Caiambé