Prefeitura de Tefé realiza projeto de área de compostagem na Estrada da Emade - Prefeitura de Tefé

Prefeitura de Tefé realiza projeto de área de compostagem na Estrada da Emade

A Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA) e Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), está preparando uma área para produção de compostagem, localizada no KM 2 da Estrada da Emade.

A composteira deverá produzir adubo orgânico que servirá tanto para suprir a necessidade dos projetos municipais: hortas comunitárias e de escolas, quanto para a população tefeense que tenha desejo de produzir alimentos saudáveis. De acordo com o secretário de Municipal de Produção e Abastecimento, Antônio Nascimento, a área já está pronta, aguardando a chegada de descarte de caroços de açaí.

A compostagem é um processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de grama e folhas livres de qualquer tipo de resíduos, formando um composto. A medida evita a acumulação desses materiais em aterros, o que melhora a estrutura dos solos.

O projeto da composteira é publico-privado e tem o objetivo de coletar os resíduos orgânicos que serão destinados à compostagem, auxiliando assim na demanda da população em adquirir composto orgânico, além de contribuir na preservação do meio ambiente.

A compostagem representa uma redução significativa na diminuição de lixo e é um expressivo corte de gastos, pois combate o desperdício. Porque frutas e verduras descartadas deixarão de ser encaminhadas para aterros sanitários e começarão a virar adubo.

Confira as fotos da preparação do terreno para compostagem: