Prefeitura de Tefé realiza passeio para acolhidos na Casa de Apoio de Tefé Madre Tereza de Calcutá - Prefeitura de Tefé

No último sábado, feriado de 7 de setembro, pacientes acolhidos pela Casa de Apoio de Tefé Madre Tereza de Calcutá, localizada em Manaus, fizeram um passeio pela Orla da Praia da Ponta Negra. A ação recorrente é promovida pela Prefeitura de Municipal de Tefé, que desde 2017 realiza ações que favorecem a acolhida e o conforto de pacientes tefeenses que buscam apoio na Representação do Município na capital amazonense.

Foram disponibilizados dois veículos com motoristas para o translado dos pacientes e acompanhantes que puderam desfrutar de um momento de entretenimento em um dos cartões postais do Amazonas. Durante o passeio foram distribuidos lanches, pipoca e sorvete para todos os participantes, que agradeceram e compartilharam a alegria de poder ter um momento especial.

A ação tem o objetivo de trabalhar o lado psicológico dos pacientes que têm uma rotina de tratamento médico, alguns deles com câncer já estão a meses acolhidos na Casa de Apoio de Tefé. A rotina de desses pacientes, principalmente os que realizam quimioterapia ou radioterapia, é dolorosa pois são doenças que não só comprometem a saúde física, mas acometem o lado psicológico da pessoa.

A média de atendimento mensal na Casa de Apoio de Tefé Madre Tereza de Calcutá é de 250 pessoas. Entre os principais serviços oferecidos, detacam-se: translados de pacientes de Tefé para Manaus e Manaus para Tefé, solicitação de exames, cadastros, orientações entre outros. O local possui 12 leitos com direito a acompanhantes, que servem de apoio aos que aguardam internação para cirurgias ou que estão realizando algum tipo de tratamento, porém o fluxo médio é de 20 pacientes e de 20 acompanhantes por mês.

A casa de apoio Madre Tereza de Calcutá oferece diariamente todas as refeições, orientadas por nutricionista, a todos os acolhidos, acompanhantes, colaboradores além dos tefeenses que procuram a casa para algum tipo de informação.