Prefeitura de Tefé realiza dia D de combate ao Sarampo e a Poliomielite - Prefeitura de Tefé

Prefeitura de Tefé realiza dia D de combate ao Sarampo e a Poliomielite

Balanço campanha de vacinação contra Sarampo e Polio em Tefé

A Prefeitura Municipal de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Vigilância em Saúde (VISA) e Atenção Básica, realizou no último sábado (18/8) o Dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

A imunização foi para as crianças de 1 a 5 anos e aconteceu em 14 pontos de apoio, abrangendo a zona urbana, rural (estrada) e ribeirinha de Tefé.

A campanha de combate ao Sarampo e a Poliomielite irá até o dia 31 de agosto em todo o país e as crianças devem ser levadas à uma unidade de saúde, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado.

Para a população tefeense, as vacinas estão disponíveis de segunda à sexta-feira, em horário comercial, em todas as unidades de saúde da cidade.

De acordo com informações da enfermeira Silvana, foram escolhidos pontos estratégicos para os postos de vacinação, garantindo assim o acesso das crianças as vacinas. Silvana também agradeceu ao apoio do prefeito Normando Bessa e ao empenho da Secretária Municipal de Saúde, Adriana Moreira.

A enfermeira enfatizou a importância do trabalho em equipe. “Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe mostra humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo” destacou Silvana.

Sarampo

A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, é extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.

Poliomielite

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Prevenção

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença.

Dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo em Tefé

Dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo