Prefeitura de Tefé executa evento teste na Brinquedoteca Municipal Brincar - Prefeitura de Tefé

Prefeitura de Tefé executa evento teste na Brinquedoteca Municipal Brincar

Na manhã desta quinta-feira (28), a Prefeitura Municipal de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou um evento teste na Brinquedoteca Municipal Brincar, localizada na rua Benjamin Constant, S/N , ao lado da Varandas Pizzaria e Restaurante.

A Brinquedoteca Municipal será vinculada institucionalmente à SEMED e estará proporcionando e acrescentando um diferencial na qualidade de ensino que, sem dúvida, refletirá na melhoria do seu desempenho escolar.

Prefeitura de Tefé executa evento teste na Brinquedoteca Municipal Brincar

A coordenadora da Brinquedoteca Municipal, a professora Ana Carla, estava muito emocionada e destacou a importância que é uma iniciativa assim “hoje é um dia muito importante para toda nossa equipe, é o dia tão sonhado do teste da nossa Brinquedoteca Municipal “.

Prefeitura de Tefé executa evento teste na Brinquedoteca Municipal Brincar

O evento foi realizado com 64 alunos da Escola Municipal Bertholletia Excelsa, localizada no bairro Vila Nova. As crianças se divertiram como nunca. “Estamos com a escola Bertholletia neste momento e as crianças estão brincando, estão alegres, estão desfrutando daquilo que elas merecem e nós enquanto equipe, enquanto brinquedoteca, gostaríamos muito deste momento e hoje estamos podendo atendê-los, a gente pode ver a alegria no rosto das crianças, um lugar tão sonhado, um lugar tão esperado e que saiu de uma utopia e hoje é uma realidade” comentou a coordenadora.

Prefeitura de Tefé executa evento teste na Brinquedoteca Municipal Brincar

A equipe da Brinquedoteca conta atualmente com uma equipe de 13 pessoas que ficam responsáveis pela ordem e manutenção da brinquedoteca, além de auxiliarem as crianças e garantirem suas seguranças. Por se tratar de um evento teste, até o fluxo das crianças estava sendo observado atentamente por todos os envolvidos.

Prefeitura de Tefé executa evento teste na Brinquedoteca Municipal Brincar

“Agradecemos muito ao prefeito Normando Bessa por proporcionar essa alegria e satisfação para todas as crianças que aqui estão. Muitas delas são crianças carentes que nunca tiveram esse momento, que nunca tiveram essa realidade, então agradeço também a Deus por estar dando graça à este momento e estar nos abençoando.” finalizou a coordenadora.

Prefeitura de Tefé executa evento teste na Brinquedoteca Municipal Brincar

Esse espaço está sendo especialmente criado para proporcionar as crianças tefeenses o favorecimento da brincadeira de forma livre, espontânea e prazerosa, possibilitando através de diferentes estímulos de aprendizagem, o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança, tornando-se um importante instrumento pedagógico, indispensável e complementar aos estudos escolares.

Prefeitura de Tefé executa evento teste na Brinquedoteca Municipal Brincar

Engana-se quem pensa que a brinquedoteca existirá apenas para distrair as crianças, ela reporta-se a formação do ser humano integral e aos vários períodos que ela atravessa. Ela tem ainda a proposta de alimentar a vida interior das crianças; dar-lhes oportunidades para que brincando, liberem sua capacidade de criar e de reinventar o mundo, de liberar sua afetividade e de ter suas fantasias aceitas e favorecidas para que, através do mundo mágico do “faz de conta”, possam explorar seus próprios limites e partir para a aventura que poderá levá-los ao encontro de si mesmas.

Prefeitura de Tefé executa evento teste na Brinquedoteca Municipal Brincar

Para que essas atividades lúdicas e vivência, a Brinquedoteca Municipal Brincar conta com os seguintes setores:

• setor de fantasias, deixando expostas diversas fantasias, bolsas, chapéus, entre outros;
  • setor de jogos educativos, englobando jogos de montar e jogos de tabuleiro, desenvolvendo raciocínio, atenção, cooperação;
  • setor de leitura, este setor, pede aconchego, por isso alem de livros infantis, revistas, precisa de tapetes, almofadas e mobiliário adequado como um sofá infantil, um centro de leitura, para relaxarem enquanto lêem;
  • setor de faz de conta- com brinquedos que permitem a reprodução do mundo adulto, como casinhas de boneca, cozinhas, bancadas de ferramentas, carrinhos, bonecas, navios, aviões, entre outros;
  • setor de criatividade. Nesse setor não pode faltar mesa e cadeira infantil e materiais como lápis, giz de cera, tinta, papel;
  • setor de mercadinho – com produtos de mercado, carrinho de compras, frutinhas, legumes, para estimular o trabalho com operações matemáticas.
  • setor das brincadeiras tradicionais, tão esquecida nos dias de hoje, como golzinho, escorregadores, etc.

Enfim, dentro de todos esses setores, a criança poderá frequentar de forma livre e organizada o que mais lhe faz sentido naquele momento.

A Brinquedoteca Municipal, segundo previsão, deverá ser entregue à população no dia 14 de julho de 2018.