Prefeito Normando protocola pessoalmente demandas do município ao Estado - Prefeitura de Tefé

Prefeito Normando protocola pessoalmente demandas do município ao Estado

O prefeito Normando Bessa de Sá (PMN) cumpriu agenda de reuniões em Manaus para solicitar apoio do Governo Estadual para execução de importantes melhorias na cidade, como perfuração de poços para águas e esgotos, melhorias no Hospital Geral, entre outros. O prefeito protocolou as demandas nessa sexta-feira (22).

Águas e Esgoto
Na área de Águas e Esgoto, o chefe do executivo solicitou a perfuração de 05 poços profundos de no máximo 200 metros com sistema de monitoramento de vazão mais a subestação elétrica com Bomba de até 100 CV, no valor unitário de R$ 350.000,00, e um investimento total R$ 1.750.000,00 com fito de atingir o interesse público do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto de Tefé – SAAE, que tanto necessita de ampliação para atender a problemática da população presente.

Saúde
Para atingir o interesse público no atendimento à saúde, foi solicitado recursos financeiros para a recuperação integral de toda a estrutura da cobertura do Hospital Geral de Tefé, a reconstrução de toda instalação sanitária e rede de água fria e a recuperação do revestimento interno do prédio. Já na área de infraestrutra, foi solicitado recursos para a administração da obra do Caiambé, o fornecimento, transporte e mobilização do Manaus-Caiambé,  a recuperação do Sistema Viário do Núcleo Urbano de Caiambé e também do Núcleo Urbano da Sede de Tefé.

O prefeito também solicitou um aterro sanitário emergencial, já que a atual área de depósito de resíduos sólidos que tem a dimensão de 02 hectares já está saturada por estar recebendo lixo a mais de 14 anos, além de estar a 03 km de distância do aeroporto da cidade, causando preocupações devido as aves na proximidade do aeroporto.

Infraestrutura
Com motivo de urgência, foi solicitado recursos para a recuperação da malha asfaltica das estradas, manutenção e abertura de novos ramais. Foi apresentado as estradas de Emade, Agrovila, Missão e 20 ramais, onde desses, duas estão quase intrafegáveis devido o inverno e os buracos que se transformaram em crateras, dificultando o acesso das pessoas que ali vivem ou que precisam trafegar.

Além disso, também foi exposto ao governador alguns fatos agravantes, como o transporte escolar que tem proporcionado a evasão escolar pela dificuldade dos estudantes e docentes chegarem as escolas, e as equipes de saúde e segurança pública, que quando precisam realizar seus trabalhos, não chegam em tempo hábil devido o acesso nas vias.

Produção e Abastecimento
A construção de uma balsa para servir como entreposto de pescado dos profissionais artesanais da Colônia de Pescadores Z4, Associação dos Pescadores Artesanais do Município de Tefé (ASPAMT), Sindicato dos Pescadores (SINDPESCA) e a Associação dos Compradores e Vendedores de Peixe de Tefé (ASCOVEPT) foi solicitada também pelo prefeito, e segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), somente no primeiro semestre de 2018, houve uma produção de 548.599 mil toneladas de peixes, aquecendo a economia do município.

Assistência Social
Para o setor de assistência social, o prefeito mostrou o Centro Municipal de Convivência da Família, que atende 1006 famílias, sendo 305 idosos, 224 pessoas entre 49 à 59 anos, 503 pessoas adultas com idade de 18 a 49 anos, 276 adolescentes e 478 crianças. Para proporcionar uma maior melhoria na qualidade de vida, foi solicitado um micro-ônibus com a finalidade de transportar com qualidade e conforto os idosos usuários do serviço do Centro de Convivência.

Juventude, Desporto e Lazer
Na área de juventude, desporto e lazer, foi solicitado um investimento para reforma e ampliação do Estádio Municipal de Tefé. O projeto do novo estádio é conforme o abaixo.

Educação
Foi solicitado pela Coordenadoria Regional de Ensino – Seduc Tefé, através do Prefeito Normando Bessa, que fosse realizados estudos necessários e a inclusão das Escolas Estaduais Santa Teresa e Professor Isidoro Gonçalves de Sousa, na planilha de reformas da secretaria. Junto dos ofícios, foram enviados relatórios fotográficos com observações sobre o prédio e qualidade das escolas estaduais do município.