Outubro Rosa: Prefeitura promove ações de saúde para mulheres - Prefeitura de Tefé

Outubro Rosa: Prefeitura promove ações de saúde para mulheres

Durante todo o mês, a Prefeitura de Tefé vem realizando uma programação especial para a campanha ‘Outubro Rosa’. Nesta quarta-feira (10), no Centro de Convivência da Família – CCF, centenas de mulheres participaram de uma programação especial promovida pela  Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA.

As ações visam ainda enfatizar a importância da mulher se cuidar e conhecer seus direitos. Estas ações de prevenção ajudam a integrar e dar continuidade a promoção à saúde, proporcionando maior proximidade dos profissionais da área com a população.

Entre as atividades promovidas estavam

• Palestra com Educador Físico;
  • Palestra com Nutricionista;
  • Palestra sobre o uso de medicamento no Hiperdia;
  • Ginástica laboral dos fisioterapeutas;
  • Palestra sobre câncer de mama e colo uterino;
  • Palestra sobre Direitos Trabalhistas
  • Peça teatral sobre a violência à mulher dentro de casa
  • e Orientação sobre quem recorrer ao sofrer violência doméstica.

Além disso, as presentes, tiveram a disposição atendimento médico, atendimento odontológico, atendimento de enfermagem (preventivo), vacina, teste rápido, corte de cabelo, modelagem de sobrancelha, penteados de cabelo.

O que é o Outubro Rosa?

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio, destacam os técnicos da Saúde. O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher, e se descoberto em seu estágio inicial, tem até 90% de chance de cura.