Nota de Esclarecimento ao Radar Amazônico sobre Transporte de Pessoas e "Corpos em Urnas" - Prefeitura de Tefé

Nota de Esclarecimento ao Radar Amazônico sobre Transporte de Pessoas e “Corpos em Urnas”

RESPOSTA AO RADAR AMAZÔNICO

A Prefeitura Municipal de Tefé, vem através dessa nota, exigir o seu direito de resposta, e assim elucidar os fatos, sobre a última calúnia desferida a essa administração.

No mais novo ataque, o grupo e seu redator com um senso de humor tão bom quanto sua ética jornalística, afirma que a Prefeitura Municipal de Tefé, gastará R$ 19,1 milhões com transporte de pessoas “e corpos em urnas”.

Primeiramente, não precisamos comentar a maneira sensacionalista que o grupo trabalha, pois o título da matéria deixa evidente.

Sobre o fato, é importante esclarecer o mínimo sobre o que é uma licitação. Licitação é o procedimento administrativo formal que se estabelece de forma prévia às contratações de serviços, aquisições de produtos, buscando sempre os contratos mais vantajosos para a compra governamental, seguindo trâmites legais, rigorosos.

Qual o motivo de valores tão altos para os contratos? Os valores geralmente são elevados pois os contratos são para durar um longo período, e podendo ser prorrogado, caso necessário. Outro fator é a razão de que os trâmites até a homologação de uma licitação são morosos, e portanto é melhor, optar por um valor alto, e sobrar, já que só será pago o serviço prestado. A licitação portanto é por um teto na compra, e assim que a administração atinja, ela precisará novamente promover e entrar em processo licitatório, o que levará todo o tempo necessário.

É importante salientar, que o montante citado na matéria, é o teto do contrato, não o que será gasto. Sobre o comentário de um dos proprietários de uma das empresas contratadas, ter o sobrenome “Bessa”, o caso já foi discutido na Câmara Municipal e ficou provado que de fato não havia parentesco entre as partes.

O município de Tefé, nessa administração, e são apenas dois anos e meio, já alcançou a quarta posição, de município mais transparente do Amazonas, não sem motivos. Acrescente-se a isso o fato de que o atual prefeito Normando Bessa, não tem um processo administrativo contra ele, apesar de as Fake News, atingirem números alarmantes.

Por fim, afirmamos que essa administração segue de maneira serena e cabeça erguida, o Portal da Transparência está disponível para todos assim como as portas da Secretaria Municipal de Administração Geral, Planejamento e Finanças, estará sempre aberta para esclarecimentos ao povo tefeense, com quem de fato temos compromisso e o dever de prestar contas.

Prefeitura Municipal de Tefé, Um Novo Momento Para Nossa Cidade!

Resposta ao Radar Amazônico sobre Transporte de Pessoas e "Corpos em Urnas"
Resposta ao Radar Amazônico sobre Transporte de Pessoas e “Corpos em Urnas”