Lançamento da 13º Feira do Pirarucu de Manejo e II Festa do Pirarucu - Prefeitura de Tefé

Lançamento da 13º Feira do Pirarucu de Manejo e II Festa do Pirarucu

A Famosa e Tradicional Feira do Pirarucu Manejado de nossa cidade já tem data marcada para acontecer, será nos dias 14 e 15 de outubro, no Mirante das Mangueiras. A história do manejo do pirarucu em Tefé foi iniciada na década de 1960 pela Igreja Católica, que, prevendo a diminuição do peixe, começou um trabalho de base com as comunidades ribeirinhas sobre a importância da conservação. Em 1999, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) submeteu ao Ibama um projeto de exploração de pirarucus em alguns lagos da região de Uarini.

Em 2004, o Ibama publicou a Instrução Normativa nº 34, que estabelece os períodos de defeso do pirarucu, e, em 2005, a IN nº 1, que proíbe a pesca de 1º de junho a 30 de novembro e autoriza a captura somente em áreas de manejo e piscicultura. O manejo é uma iniciativa tão bem-sucedida que hoje se estende por 21 municípios do Amazonas: Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Humaitá, Amaturá, Juruá, Carauari, Maraã, Anorí, Beruri, Lábrea, Japurá, Tapauá, Novo Airão, Iranduba, Itacoatiara, Canutama e Coari. Para outros estados da região Norte do Brasil, como Pará, Acre, Rondônia, Amapá e Tocantins. E até para outros países da Pan-Amazônia como Peru, Colômbia, Bolívia e Guiana Inglesa.

Em 2018 o Acordo de Pesca Pantaleão será o responsável pela realização do evento juntamente com a Prefeitura de Tefé e o assessoramento técnico do Instituto Mamirauá. Na oportunidade serão comercializados 150 pirarucus.
Em 2018 a feira chega a sua 13ª edição e conta com os seguintes apoiadores:

• DEMUC – Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação
  • FAS – Fundação Amazonas Sustentável
  • SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
  • SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
  • SMTUR – Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Indústria
  • SEMCOM – Secretaria Municipal de Comunicação
  • SEMPA – Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento
  • SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente
  • IMTRANS – Instituto Municipal de Trânsito
  • SAAE – Serviço Autônomo de Agua & Esgoto de Tefé

O evento ocorrerá no horário da manhã e parte da tarde com diversas exposições de produtos da agricultura familiar, artesanatos. A noite do dia 14 de outubro o espaço da feira se transformará na 2ª edição da Festa do Pirarucu, 15 chefes de cozinha do conhecimento popular vão estar preparando e comercializando diversos pratos a base de pirarucu e farinha, ao som ao vivo de voz e violão, a Festa do Pirarucu será um espaço agradável preparado para quem aprecia o bacalhau da Amazônia. A novidade dessa edição da Festa será a cozinha show, durante a realização da festa haverá um chef de cozinha elaborando e ensinando comidas rápidas e fáceis que podem ser feitas com o pirarucu de Manejo, a Festa do Pirarucu é de responsabilidade da Prefeitura de Tefé por meio da SMTUR com o apoio e patrocínio do Acordo de Pesca Pantaleão e o apoio do Instituto Mamirauá.