I Seminário Municipal Alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Malária - Prefeitura de Tefé

I Seminário Municipal Alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Malária

A Prefeitura Municipal de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, através da Gerência Municipal de Endemias com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), realizará na próxima segunda-feira (22), o 1º Seminário Municipal Alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Malária. O evento acontecerá na Escola Municipal Wenceslau de Queiroz  (Estrada do Bexiga, 1945, bairro Fonte Boa), das 13 h às 17 h, com a participação de profissionais de saúde com experiência para compartilhar experiências sobre os desafios enfrentados e discutir estratégias adotadas na incessante busca pelo controle desta doença.

O Dia Mundial de Luta contra a Malária

O dia 25 de abril é considerado o Dia Mundial de Luta contra a Malária, foi instituído pela Assembleia Mundial da Saúde em 2007, com a finalidade de reconhecer o esforço global para o controle efetivo da malária.

Controle e Sintomas

No combate à malária, a Semsa utiliza uma série de estratégias, com foco na busca ativa de pacientes com sintomas suspeitos da doença, diagnóstico precoce e tratamento oportuno, reduzindo o risco de surtos da doença. Também é feito o controle vetorial para evitar a proliferação do mosquito.

As ações são executadas com o apoio de agentes de endemias, treinados para reconhecer os sinais e sintomas, e que ainda realizam visita de casa em casa para a coleta de material para exames, com a entrega medicamentos e supervisão do tratamento quando necessário.

Os principais sintomas da malária são: febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça. Também podem ocorrer náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.