Gestão Municipal mostra o quanto vem priorizando e investindo em educação na cidade de Tefé - Prefeitura de Tefé

Escola Municipal Augustinho de Castro, na Comunidade do Marajó

A Gestão Municipal de Tefé, através do prefeito Normando Bessa de Sá, tem priorizado a educação em nosso município e desde 2017. A Prefeitura já realizou grandes investimentos melhorarando cada vez mais a qualidade da educação.

São mais de R$ 100 milhões de reais já investidos em obras, como: reformas, ampliações, equipamentos, mobiliário, materiais didático-pedagógicos, sistema de climatização das escolas e novas construções, proporcionando uma melhoria significativa no atendimento aos alunos da rede municipal de ensino. Além de investimentos na qualificação do quadro profissional e no setor de pessoal.

Atualmente a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) atende cerca de 15 mil alunos, divididos em 84 Escolas que oferecem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, tanto na Zona Urbana do Município quanto na Zona Rural.

A prefeitura de Tefé vem ampliando os investimentos em educação no município para melhorar a infraestrutura dos espaços escolares e contribuir com a aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino, com educação de qualidade e espaços adequados e confortáveis. Um exemplo é a Escola Municipal Almerinda Pinheiro, que passou por ampliação e ganhou mais 03 salas de aula, além de pintura e mobiliário novo.

A Escola Municipal Maranata também passou por intervenção do Governo Municipal e recebeu trabalhos de pintura e reparos.

Em 2018, a Escola Municipal São Francisco recebeu, na ampliação, mais um prédio com 09 salas de aula, somente para o ensino fundamental, enquanto o prédio antigo ficou para atendimentos às modalidades, creche parcial de 03 anos de idade e educação infantil, resultando em uma escola mais confortável com 29 turmas e 511 alunos. Cada aluno recebeu dois uniformes além de kit escolar (cadernos, lápis, cadernos de desenho e caligrafia, broxurinho, massa de modelar, cola colorida, tesoura, borracha). A escola ganhou ainda uma ampla sala para as reuniões de pais e mestres, que antes eram realizadas no auditório de outras escolas. Foram substituídas as antigas cadeirinhas de madeira, por carteiras novas e coloridas, houve ainda a troca do sistema elétrico, que não supria a necessidade atual por conta dos ar condicionados. O prédio recebeu também nova pintura, as merendeiras passaram por capacitação, através do SENAC, bem como a capacitação dos colaboradores vigilantes da escola.

Escola Municipal Augustinho de Castro, na Comunidade do Marajó

E as melhorias não param por aí, ainda em 2018, foram concluídas as obras da Escola Municipal Agostinho, localizada na Comunidade de Marajó, uma das mais bonitas e equipadas escolas de toda a região. A unidade de ensino estava com as obras paradas há mais de 20 anos e atualmente atende toda a comunidade e adjacências.

A Escola Bertholletia Excelsa, localizada no bairro Vila Nova, recebeu mobiliário novo, as velhas carteiras de madeira foram substituídas por carteiras plásticas garantindo mais conforto às crianças.

No bairro Colônia Ventura, foi concluída a obra da Escola Municipal Colônia Ventura, a primeira escola do Município dentro do padrão FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação), o local atende cerca de 378 alunos, possui 6 salas de aula climatizadas, 1 biblioteca, sala de informática, 5 banheiros, 1 secretaria, sala pedagógica, sala dos professores, sala de recursos e uma cozinha.

A Escola Calixto recebeu entre 2017 e 2018 pias novas para cozinha, serviços de instalação hidráulica, tanto no prédio quanto no anexo, melhora no serviço de abastecimento de água, que antes era causa de transtornos pois obrigava os servidores a carregarem água para abastecer a Escola. Hoje, a água é fornecida por um poço artesiano, localizando Escola Walter Cabral. A Escola Calixto também recebeu mobiliário completo: mesas de refeitório, jogos de mesas para Educação Infantil, geladeira, ar condicionados para a Secretaria e Sala Pedagógica, freezer, liquidificador industrial, panelas, além de serviços de manutenção na rede elétrica.

No Bairro de Abial, a Escola Municipal Mayara Redman tem recebido, desde 2017, portas novas, carteiras novas e confortáveis em todas as salas, ar condicionados novos, freezers, geladeira, bomba d’água para o poço artesiano, iluminação no ginásio da escola, liquidificador industrial, manutenção na rede elétrica, jogos de pratos, copos e colheres, uniforme para os funcionários administrativos, materiais de higiene e limpeza, material de expediente.

Já está em fase final do processo licitatório a reforma da Escola Municipal Wenceslau de Queiroz, que atende alunos dos bairros Jerusalém, Fonte Boa, São João e outros, tão logo se conclua o processo de licitação, a escola entrará em reforma.

Todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Zona Urbana receberam mobiliário novo (mesas, cadeiras), visando mais conforto aos alunos.

As obras da Creche do bairro São João, que estavam paradas há muito tempo, já foram concluídas, possibilitando assim o processo de matrículas às crianças de 2 a 3 de idade do bairro e adjacências para o ano de 2019.

O cuidado com a Educação é resultado de uma gestão comprometida em melhorar a qualidade da educação em Tefé. Salientando tanto a questão do aprendizado quanto da alimentação, pois a merenda escolar servida em Tefé é uma das melhores do Estado. Os recursos destinadaos a educação estão sendo todos investidos com responsabilidade.

Prefeito visita obras em andamento na Comunidade Tauari / Foto - Prefeitura de Tefé / Divulgação
Prefeito visita obras em andamento na Comunidade Tauari / Foto – Prefeitura de Tefé / Divulgação