Farinha Uarini recebeu oficialmente a certificação de Indicação Geográfica - Prefeitura de Tefé

Farinha Uarini recebeu oficialmente a certificação de Indicação Geográfica

Compartilhe com os amigos!
120Shares

Após anos de pura tradição da Farinha Uarini finalmente saiu o selo que reconhece essa tradição ribeirinha e que trará mais benefício aos produtores de farinha da região do Uarini.


Diferenciada da farinha de mandioca comumente consumida nas regiões norte e nordeste do País, a farinha produzida por comunidades ribeirinhas da região do Médio Solimões, no estado do Amazonas, a popular Farinha Uarini recebeu oficialmente a certificação de Indicação Geográfica (IG).

De acordo com a documentação apresentada nos autos do processo, o cultivo de mandioca e a produção da farinha estão fortemente presentes no dia a dia das comunidades localizadas na delimitação geográfica da IG Uarini há um longo tempo. Apesar de a farinha ser antiga na região, seu modo de produção artesanal permaneceu constante ao longo do tempo. O município de Uarini tem como principal atividade agrícola o cultivo da mandioca, e Tefé é um dos principais municípios produtores de mandioca no Estado. Atualmente, o cultivo é voltado exclusivamente para a produção da farinha, também conhecida como farinha de ova ou farinha de ovinha, e demonstrou-se que suas características (forma granulométrica arredondada de cor amarela) são reconhecidas pelos consumidores.

Ressalta-se que foram apresentados pela requerente diversos documentos que comprovaram que o nome geográfico “Uarini” se tornou conhecido pela extração e produção de farinha de mandioca, sendo a maior parte composta por notícias diversas veiculadas em páginas eletrônicas.

Verificada a presença dos requisitos estabelecidos pela Lei n.º 9.279/96 e pela IN n.º 95/2018, e não havendo pendências quanto ao exame, foi feito a CONCESSÃO do pedido de registro e expedição do certificado de reconhecimento do nome geográfico “Uarini” para o produto “farinha de mandioca” como INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA (IP), nos termos do art. 14, caput e §1º, da IN n.º 95/2018.

Mais uma conquista para o pó o de Tefé e região.

Confira o Documento que atesta a Indicação Geográfica da Farinha da Região do Uarini

Deixe um Comentário
Compartilhe com os amigos!
120Shares