Escolas da Zona Urbana e Rural realizam cerimônia de formatura, e jovens e adultos recebem diplomas de conclusão da EJA - Prefeitura de Tefé

Muito além de receber um diploma, os mais de 480 alunos divididos em 29 Escolas do Município de Tefé na Zona Urbana e Rural que se formaram na Educação de Jovens e Adultos (EJA) esta semana, comemorando o resgate da autoestima e a melhoria da qualidade de vida proporcionada pela educação.

As cerimônias aconteceram nas próprias escolas e algumas contaram com a presença de representantes da administração municipal; do Secretário Municipal de Educação, Francisco Ferreira das Chagas Filho; da Coordenadora da EJA, Adriana Soares; de Gestores; Pedagogos; Professores e familiares dos alunos.

O secretário municipal de educação, Francisco Ferreira das Chagas Filho, desejou sucesso a todos os presentes. “Entre as dificuldades e desafios, os jovens e adultos formados hoje demonstram um alto grau de superação e concluem um importante ciclo em suas vidas. Momento importante que marca, além de uma grande conquista, o ponto de chegada na realização de um sonho acalentado por muitos anos e também um ponto de partida, pois, agora são convidados a enfrentar novos desafios em novos campos de atuação. Parabéns!”, enfatizou Francisco.

“Toda realização só acontece se o primeiro passo for dado e qualquer projeto só se finaliza se a pessoa tiver a coragem de iniciá-lo. Hoje, cada um de vocês vive um momento de vitória, porque tiveram a coragem de dar os primeiros passos. É um momento de gratidão e agradecimentos pela força e coragem de terem chegado até aqui”, disse a Coordenadora da EJA, professora Adriana Soares.

Para muitos alunos, a cerimônia de formatura testemunhou a superação de obstáculos impostos pela vida, impedindo o ingresso na escola no tempo certo ou mesmo a necessidade de paradas, no meio do curso, provocadas pelas exigências do trabalho.

A Prefeitura Municipal de Tefé, a Secretaria Municipal de Educação, a Coordenação de Jovens e Adultos e a equipe escolar sentem-se honrados por terem participado dessa caminhada e contribuído para a formação de cada um dos alunos concluintes, para que sejam pessoas íntegras, motivadoras e fraternas.

A Educação de Jovens e Adultos é oferecida pela Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria de Educação, para aquelas pessoas que desejam completar ou começar o Ensino Fundamental ( 1ºSegmento – 1º ao 5º ano e 2ºSegmento – 6º ao 9ºano) e que tenham a partir de 15 anos de idade.

As matrículas para o ano letivo de 2019 serão atualizadas e efetivadas a partir de 07 de Janeiro e devem ser feitas diretamente nas escolas que oferecem a modalidade EJA. As aulas estão previstas para começarem em Fevereiro de 2019.

FORMANDOS 2018 – Escolas da Zona Urbana

• Escola Mayara Redman – 75 alunos
  • Escola Walter Cabral – 79 alunos
  • Escola Colônia Ventura – 15 alunos