Educação Infantil "O Futuro Começa Aqui" - Jornada Pedagógica - Prefeitura de Tefé

Educação Infantil “O Futuro Começa Aqui” – Jornada Pedagógica

A Prefeitura Municipal de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, através da Coordenação de Educação Infantil – CEI, realizou nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2019, a Jornada Pedagógica – Educação Infantil “O Futuro Começa Aqui”, na Escola Municipal Querubins.

O planejamento educacional torna-se crucial no sentido de atingir os verdadeiros propósitos da educação do cidadão, primeiramente, o planejamento busca direcionar a educação considerando o contexto nacional, regional, local e comunitário que o indivíduo está inserindo, buscando sempre: “Uma educação que, pelo processo dinâmico, possa ser criadora e libertadora do homem. Planejar uma educação que não imite, mas que liberte, que conscientize e comprometa o homem diante do seu mundo. Esta é o teor que se deve inserir em qualquer planejamento educacional ” (Oliveira, 2007, p27.)

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos e 11 meses, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Lei de Diretrizes e Base  9394/96 com a redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas – através de atividades lúdicas e jogos – a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização.

Confira a programação de tudo que aconteceu durante essa Jornada Pedagógica