Defesa Civil de Tefé instala pluviômetros para monitorar as chuvas e evitar desastres naturais - Prefeitura de Tefé

Defesa Civil instala pluviômetros para monitorar as chuvas e evitar desastres naturais

O município de Tefé ganhou dois aparelhos meteorológicos usados para medir a quantidade de chuva. Os aparelhos foram adquiridos por meio da parceria entre a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Tefé, a Defesa Civil do Amazonas e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os pluviômetros, como são conhecidos, foram instalados nas dependências do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS II do Abial,  e  o outro foi instalado na estrada do Aeroporto, na área da Estação Meteorológica de Tefé.

O aparelho meteorológico é usado para medir a quantidade de chuva precipitada durante determinado tempo e local. Os equipamentos instalados em Tefé enviam os dados de forma automática para o Cemaden e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Os aparelhos formarão uma rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

Com base nas informações geradas pelos pluviômetros, o CEMADEN consegue realizar o monitoramento a fim de identificar possíveis riscos de desastres naturais relacionados ao excesso ou à escassez de chuva, tais como inundações, movimentação de massa, secas, entre outros, enviando alerta a Defesa Civil Nacional.

“Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos e sem custos para o município que, no período de chuva, transmitirá as informações em tempo real”, explica o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Rewel Lopes Machado.

A parceria com o Cemaden é fundamental para o bom funcionamento da Defesa Civil. A operação do equipamento é simples. Os membros da Defesa Civil junto ao Cemaden já executam o trabalho de registro das informações técnicas, mas a partir de agora poderemos prevenir e antecipar algumas situações de alagamento na cidade.