Confira o Regulamento da "GINCANA INTERDISCIPLINAR DA XVIII FESTA DA CASTANHA" - Prefeitura de Tefé

Confira o Regulamento da “GINCANA INTERDISCIPLINAR DA XVIII FESTA DA CASTANHA”

A Prefeitura Municipal de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, estabeleceu o seguinte regulamento para a Gincana Interdisciplinar da XVIII Festa da Castanha:

REALIZAÇÃO

Secretaria Municipal de Educação – SEMED

DATA E LOCAL

Será realizado no decorrer da XVIII Festa da Castanha no dia 17/11/2018.
Horário: 8h na Praia da Ponta Branca.

INSCRIÇÕES

As inscrições são limitadas, onde será preenchida uma ficha de inscrição das escolas, contendo dez alunos distribuídos entre 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental regular.
Cada equipe terá uma cor de identificação a ser sorteada pela comissão organizadora no ato da inscrição.
As inscrições serão efetuadas de 05 a 09 de Novembro de 8h às 12h na sede da SEMED e são totalmente gratuitas.

OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES

Preparar-se e empenhar-se (individual e coletivamente) na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, dividindo-se em comissões com tarefas preestabelecidas.
Serão exigidas honestidade, lealdade e firmeza dos membros da equipe. O respeito entre os componentes será de suma importância.
Portar-se com elegância desportiva durante a execução das tarefas da equipe concorrente evitando prejudica – lá por qualquer meio.
Cada equipe será responsável pela manutenção da ordem e da limpeza do espaço a ser utilizado durante a gincana.
Apresentar recurso por escrito através do líder da equipe, diretamente com a comissão organizadora, caso alguma equipe venha a se sentir prejudicada de alguma forma.

PERGUNTAS E TAREFAS

As perguntas e tarefas serão elaboradas pela Comissão Organizadora e entregues no ato da inscrição. Elas devem ser rigorosamente cumpridas, dentro dos critérios no dia e horário estabelecido no cronograma.

PREMIAÇÕES

Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar e as demais escolas participantes receberão somente certificados de participação.

DA COMISSÃO JULGADORA

A Comissão julgadora da gincana além de avaliar o cumprimento das provas, avaliará também a qualidade das atividades e os esforços dispensados para a sua realização, com simplicidade e originalidade.
A comissão julgadora terá total autonomia nas análises e julgamentos das provas e/ou tarefas da gincana.
A escolha da Comissão julgadora será de competência da Secretaria de Comunicação e Cultura.
Cada jurado receberá apenas no dia da apresentação os formulários de avaliações contendo o nome da escola e os quesitos que serão avaliados.

DA ORGANIZAÇÃO
Art.1º – A Gincana está sob a responsabilidade e organização da equipe pedagógica, que se constituem como a Comissão Organizadora (CO).
DOS OBJETIVOS

Art.2º – São objetivos da presente gincana:
Estimular o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: Aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e Aprender a ser, promovendo a integração entre estudantes e professores, família e a comunidade através de atividades alusivas a XVIII Festa da Castanha.
Promover o lazer e o desenvolvimento cultural.
Estimular o trabalho em equipe através da cooperação.

DA PARTICIPAÇÃO

Art.3º – Poderão participar alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental regular das Escolas Municipais de Tefé.
As equipes serão constituídas de acordo com suas respectivas categorias, ou seja, cada escola se configura em uma equipe;
Deverá ser escolhido o professor Coordenador que ficará responsável pela equipe e o aluno líder da equipe devidamente identificados;
A presente gincana organiza-se em uma categoria da seguinte forma, independentemente do turno: CATEGORIA 1 – 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular.

DAS EQUIPES

Art.4º – As equipes deverão obedecer aos seguintes critérios:
O líder de cada equipe será um aluno escolhido por sua equipe com identificação;
Cada equipe será identificada por uma cor;
Os líderes deverão assinar um termo de responsabilidade comprometendo-se com as observâncias de comportamento digno e de cuidado com o patrimônio público.
O professor coordenador de cada equipe receberá cópia deste regulamento e deverá assinar o original como forma de ciência do que aqui consta.

DA DURAÇÃO

Art.5º – A Gincana será lançada oficialmente no mês de novembro, realizada no dia 17/11/2018.

DAS TAREFAS

Art.6º – As tarefas serão sorteadas pela Comissão Organizadora, nos horários estabelecidos ou divulgados pela Comissão para a sua entrega.
Art.7º – (As tarefas ou perguntas) serão elaboradas pela Comissão Organizadora.
Art.8º – Os critérios de avaliação, local, data de entrega e outras observações importantes serão divulgadas no ato da inscrição.
Art.9º – Quando as tarefas ou perguntas forem sorteadas, será convidado o professor coordenador de cada equipe para participar.

DOS RESULTADOS

Art.10º – A divulgação dos resultados será no dia 17/11/2018, obedecendo aos seguintes critérios:
Somados os pontos obtidos em cada tarefa, será declarada vencedora a equipe que obtiver o maior número de pontos.
Em caso de empate será declarada vencedora a equipe que obtiver maior pontuação nas perguntas e respostas.
Caso persistir o empate, serão realizadas provas até classificar uma equipe vencedora.

DAS PENALIDADES

Art.11º – Quando algum membro da equipe, ou a equipe, tiver uma atitude que, sob a análise da Comissão Organizadora, é ou foi contrária ao bom andamento da gincana, considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que ferir este regulamento ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento como um todo, levará a referida equipe à perda de pontos conforme análise da comissão organizadora e esta se reserva o direito de estipular penas, que poderão variar desde a perda de pontos até o desligamento da equipe.

DA PREMIAÇÃO

Art. 12º – A premiação será divulgada juntamente ao resultado da gincana terá:
PRÊMIOS
1º lugar 1 computador
2º lugar A definir
3º lugar A definir
Demais colocações Certificados de participação

DOS RECURSOS

Art. 13º – A equipe que se sentir prejudicada em alguma tarefa ou pergunta ou tiver qualquer dúvida sobre a gincana poderá recorrer. Neste caso, os recursos deverão ser encaminhados pelo coordenador através da ficha (ANEXO II), por escrito à Comissão até 20 (vinte) minutos após a conclusão da tarefa ou no ato da dúvida devidamente assinados pelo Coordenador e o líder da equipe. A ficha será elaborada pela Comissão Organizadora. O resultado do recurso será analisado e divulgado pela mesa julgadora após sua análise.

DOS LOCAIS

Art. 14º – O local da realização da gincana será na Praia da Ponta Branca.

DOS HORÁRIOS

Art. 15º – A hora oficial da gincana terá início às 8h.
Parágrafo Único: As equipes deverão estar no local 30 minutos antes do horário oficial. Caso a equipe não esteja no horário de início perderá pontos. (a ser julgado pela comissão organizadora).

DOS CASOS OMISSOS

Art. 16º – Qualquer norma ou procedimento pertinente à gincana não previstos no presente regulamento serão deliberados pela Comissão Organizadora e julgadora.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 17º – Uma vez confirmada a equipe, ficam aceitas por partes da mesma as regras aqui dispostas.
Art. 18º – As regras específicas serão conforme este regulamento.
Parágrafo Único: Casos não contemplados neste regulamento deverão ser julgados pela Comissão Organizadora do evento.
Art. 19º – A gincana será feita de forma dinâmica e competitiva, através de perguntas e respostas e provas práticas.
As perguntas serão relacionadas à cultura e história tefeense.
Cumprir pontualidade determinado por este regulamento.
As escolas deverão ser identificadas (nome da escola, cor, grito de guerra de acordo com o tema, entregue digitadas com antecedência uma cópia para os jurados).
O líder deverá estar identificado diferente dos demais componentes.
Cada equipe de alunos será identificada pela cor sorteada no ato da inscrição e os estudantes deverão permanecer no seu devido lugar, caso contrário o grupo perderá pontos.
Toda equipe será responsável pela ordem e organização dos seus componentes no espaço determinado para a realização e cumprimento das tarefas.
A gincana interdisciplinar da festa da Castanha será composta de 90 questões e provas práticas.
As provas práticas sorteadas valerão entre 0 a 100 pontos.
A gincana de perguntas e respostas será composta de 09 (nove) rodadas, sendo que a cada duas rodadas de perguntas e respostas serão sorteadas entre uma à três tarefas.
Para efeito de desempate, será sorteada uma nova questão de perguntas e respostas para as determinadas equipes que estão empatadas.
Haverá apenas uma equipe vencedora e será aquela que obtiver mais pontos.
Os casos omissos neste regulamento serão julgados pela comissão organizadora.

REGRAS DA GINCANA

Em caso de discussões, palavrões, ofensas, enfim qualquer atitude de falta de respeito ou “trapaça”, e ainda desrespeito ao tempo (começar antes da autorização) a equipe será punida com a perda de pontos.
As reivindicações serão aceitas e feitas apenas pelos líderes de equipes mediante ao formulário de protestos disponibilizados pela equipe organizadora e assinado pelo professor coordenador da escola e o líder da equipe.
Os alunos que irão compor a equipe na gincana deverão estar identificados com o crachá.
A equipe de alunos deverá ter um professor (a) coordenador (a) escolhido antecipadamente entre os professores da referida escola participante.
Somente o professor coordenador poderá se comunicar com a equipe, porém ele não permanecerá no mesmo recinto com os alunos e ficará em um local determinado pela equipe organizadora e com os demais coordenadores de equipe.
O professor coordenador no momento das provas práticas poderá se deslocar até as suas equipes para a realização e entrega das tarefas, a partir desse momento começará a contar o tempo determinado para as tarefas.
As perguntas serão sorteadas pela equipe de coordenação da gincana, (colocadas em uma caixinha para sorteio).
As perguntas serão feitas individualmente as equipes por ordem de disposição.
Cada acerto equivale a 100 pontos para a equipe.
O grito de guerra e a equipe mais animada receberá 100 pontos.
O coordenador sorteia a pergunta, lê a mesma às equipes e dá um tempo de 10 segundos para resposta.
Se eventualmente a equipe sorteada não responder à pergunta, perderá seu ponto.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 17º – Uma vez confirmada a equipe, ficam aceitas por partes da mesma as regras aqui dispostas.
Parágrafo Único: Casos não contemplados neste regulamento deverão ser julgados pela Comissão Organizadora do evento.

Ficha de Inscrição acesse o link abaixo:
ANEXOS DO REGULAMENTO

Deixe um Comentário