Coleta para o Censo Escolar inicia no final de maio - Prefeitura de Tefé

Coleta para o Censo Escolar inicia no final de maio

A coleta de informações do Censo Escolar 2019 inicia no próximo dia 29 de maio, de acordo com o cronograma publicado no dia 22 de março, no Diário Oficial da União, em portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A partir desse dia, os diretores e responsáveis pelas escolas de Tefé juntamente com as escolas de todo o país devem acessar o Educacenso, na internet, e preencher os dados referentes às matrículas feitas este ano. O prazo para entrega de informações vai até 31 de julho.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. As matrículas e dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.

O Censo abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: o ensino regular – educação infantil, ensino fundamental e médio; a educação especial; a Educação de Jovens e Adultos (EJA); e a educação profissional, que abrange cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional.

A Prefeitura de Tefé por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) incentiva a participação das escolas ressaltando a importância para os gestores e responsáveis por escolas que atualizem as suas matrículas até a data de referência.