Análise de gestão de um mês do governo Normando Bessa e Jean Robson - Prefeitura de Tefé

Análise de gestão de um mês do governo Normando Bessa e Jean Robson

Análise de gestão de um mês do governo Normando Bessa e Jean Robson / Foto : Prefeitura de Tefé

Com uma previsão orçamentária anual de R$ 118 mi, Normando Bessa de Sá, PMN e Jean Robson Pinheiro, PT, tem o desafio de tirar Tefé do retrocesso. A condição de polo do município ao mesmo tempo em que potencializa o crescimento econômico gera uma demanda que onera o sistema público de saúde, uma das maiores demandas do interior, atendendo cerca de nove municípios do entorno.

O prefeito encontrou, como na maioria dos municípios do interior, uma prefeitura falida, sucateada e em completas condições de abandono, com a prefeitura sequer com condições de atendimento. O prédio está fechado e o prefeito atende em local improvisado. Igualmente se pode dizer dos serviços públicos oferecidos para a comunidade.

No primeiro mês de governo a gestão Normando e Jean sinalizam um alinhamento com o discurso de campanha.

Depois de vencer duas candidaturas milionárias, com uma metodologia de campanha participativa, ao assumir o município eles compuseram um governo técnico e foram buscar recursos humanos especializados fora em secretarias estratégicas como Administração, Infraestrutura e saúde.

Reuniões sistemáticas para diagnóstico da situação do município e um plano de ação construído pela equipe técnica da gestão foi articulada antes mesmo de assumir o governo. “Não se faz um bom governo sem planejamento”, defendeu o prefeito.

Outra preocupação do gestor tem sido o enxugamento da folha de pagamento. Ele cortou cargos comissionados, reduziu o quadro de funcionários e tem defendido uma máquina leve. “Não podemos administrar a prefeitura só para garantir emprego, é necessário implementar as políticas públicas, executar as melhorias nas vias urbanas, construir praças, escolas e uma infinidade de demandas para garantir o desenvolvimento do município e assegurar a qualidade de vida para população”, declarou. Ele tem reafirmado nos meios de comunicação e nos encontros promovidos pela prefeitura o compromisso de combater a corrupção e defender a eficiência na aplicação dos recursos públicos.

No primeiro mês de governo é possível perceber melhorias no atendimento do sistema de saúde, na coleta de lixo e em situações emergenciais no sistema viário urbano.

Com tudo que foi apresentado até agora Normando e Jean iniciaram o mandato com aprovação da população, demonstram capacidade de articulação e cumprem a promessa da gestão participativa.

O discurso da arrecadação e a restruturação do centro da cidade, que inclui remoção de vendedores ambulantes, interdição de obras, ocupação indevido do espaço urbano previsto para os próximos dias colocarão a prova a sua popularidade.

“Neste primeiro momento não estamos preocupados com popularidade, estamos preocupados em resolver os problemas de Tefé”, disse o prefeito.