13ª Feira do Pirarucu Manejado terá pescado de R$ 2 a R$ 13, no Mirante das Mangueiras - Prefeitura de Tefé

Nos próximos dias 14 e 15 de outubro, de 6h às 12h, acontecerá na cidade de Tefé, a 13ª edição da Feira do Pirarucu Manejado. O evento tem o apoio técnico da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA), Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (DEMUC), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Indústria (SMTUR), Secretaria Municipal de Comunicação e Cultura (SEMUCC), Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Instituto Municipal de Trânsito (IMTRANS) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Tefé (SAAE). A venda do pescado será feita pelos próprios manejadores no Mirante das Mangueiras.

O pirarucu, maior peixe de água doce do mundo, é o centro das atrações. O peixe é manejado de forma sustentável e vem da Reserva do Instituto Mamirauá, que oferece assessoria técnica ao manejo de pirarucu na região e apoia o evento. Serão comercializados 150 pirarucus, pescados de forma sustentável em lagos da reserva, a preços que variam de R$ 2 a R$ 13, das vísceras até o filé do peixe. De acordo com a coordenadora do Programa de Manejo de Pesca (PMP) do Instituto Mamirauá, Ana Cláudia Torres, a feira não é só uma oportunidade de venda, mas também de divulgar o trabalho dos manejadores.

Estarão disponíveis na feira produtos da horta, cultivados por agricultores familiares. A feira é uma realização do Acordo de Pesca Pantaleão, em parceria com produtores rurais da região de Tefé (Emade, Agrovila e Flona de Tefé).

Imagem: Divulgação/Bruno Kelly

II Festa do Pirarucu

Na noite de domingo, 14 de outubro, o espaço do Mirante das Mangueiras recebe a II Festa do Pirarucu. Na agenda, artistas locais apresentam manifestações da cultura tefeense com música e dança. O evento é de responsabilidade da Prefeitura de Tefé por meio da SMTUR com o patrocínio do Acordo de Pesca Pantaleão e o apoio do Instituto Mamirauá.

Os visitantes também poderão conferir a mostra gastronômica, que vai oferecer um cardápio variado e criativo de pratos à base de pirarucu manejado e de outro produto símbolo da região do Médio Solimões: a farinha de Uarini. A novidade dessa edição da festa será a Cozinha Show. Chefs de cozinha convidados vão ensinar o público a preparar comidas típicas a base de pirarucu.

Lançamento do selo para o pirarucu manejado

Durante a II Festa do Pirarucu, será oficialmente lançado o selo Mamirauá, que valoriza o diferencial em qualidade do pirarucu manejado na região. O selo irá acompanhar os pirarucus pescados em sistema de manejo sustentável.

Tefé é uma das nove cidades amazonenses que pode receber o reconhecimento. Dessa região, nomeada pelo projeto de “região Mamirauá”, também fazem parte os municípios de Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, Tonantins e Uarini, todos localizados no médio e alto curso do Rio Solimões.