Curta a nossa página
Tefe
+27°C

Siga-nos nas Redes Sociais.

Informações:

(97) 9 8121-7911
prefeitura.pmt@gmail.com
01/03 11h01 2017 Você está aqui: Home / Saúde Raifran Brandão Imprimir postagem

Prefeitura no combate a AIDS e Hepatites Virais no período do carnaval de Tefé

Prevenção ainda é a melhor maneira de evitar as doenças sexualmente transmissíveis

A Coordenação municipal do programa de DST-AIDS e Hepatites Virais, iniciará neste final de semana o programa de mobilização no combate a AIDS e hepatites virais no carnaval 2017. A atividade envolverá outras coordenações vinculadas à SEMSA-Tefé e consistirá em ações preventivas através da distribuição de preservativo e orientações.

A coordenadora do Programa, Lucilane da Silva Souza, disse que o objetivo da ação de carnaval é a sensibilização da população com relação ao uso de preservativo em todas as relações sexuais, principalmente os jovens. Ela disse ainda que as atividades de combate às doenças sexualmente transmissíveis não se dão apenas no período do carnaval. “Esse é um programa contínuo e é um direito de todos, assegurado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), “todos têm o direito ao tratamento das doenças virais, e essa é a melhor forma de se manter saudável e com qualidade de vida”, destacou a Coordenadora.

Ela falou também sobre a PEP – Profilaxia Pós Exposição, uma medida eficaz da infecção ao HIV que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais após situação de exposição ao vírus, mas alertou que a medida deve ser iniciada, preferencialmente, nas duas primeiras horas após a exposição e no máximo até 72 horas. Esse tratamento dura 28 dias e deve ter acompanhamento pela equipe de saúde, porém, a melhor forma de se evitar essas doenças ainda é a precaução, concluiu Lucilane.