Curta a nossa página
Tefe
+27°C

Siga-nos nas Redes Sociais.

Informações:

(97) 9 8121-7911
rbrandao.semcom.pmt@gmail.com
17/07 18h57 2017 Você está aqui: Home / Geral Raifran Brandão Imprimir postagem

Normando reafirma compromisso de governo em ações

 

Vencedor de um pleito sem recursos financeiros, usando o debate como metodologia de campanha e eleito como uma grande esperança de mudança para o município, o prefeito de Tefé, Normando Bessa de Sá, PTN, vem protagonizando um governo marcado por dificuldades estruturais, financeiras e administrativas, mas aos poucos vem conseguindo organizar a máquina administrativa e direcionar suas ações de governo.

"Passamos por um momento de diagnóstico, identificamos muitos problemas, mas aos poucos estamos resolvendo cada um deles. São problemas que inclui desde equipamentos pequenos como um simples aparelho de aferição de pressão arterial até uma ambulância, na saúde, por exemplo. Isso sem considerar o corpo técnico, outra situação bastante complexa, mas que também estamos resolvendo", destacou.

Com a contratação de médicos especialista, a comunidade tefeense passou a ter cirurgião, anestesista, obstetra, ginecologista, pediatra, neurologista e outros especialistas como nunca antes teve no município. "Nossos profissionais são devidamente habilitados para suas respectivas áreas. Esse é um cuidado que não podemos deixar de ter", observou.

Sobre o hospital, o prefeito completou: "Aqui tivemos que resolver desde os problemas na qualidade da água do Hospital", declarou. Isso foi possível graças a uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde, aliás, parceria é parte frequente do vocabulário do prefeito. "Sem elas as dificuldades se multiplicam, precisamos somar para o bem comum", comentou. A entrega da UBS de Jerusalém, o carrinho de anestesia (Tefé é único município com essa aquisição) e a compra de uma ambulância deixam o prefeito consciente que está indo no rumo certo. "Falta muito, mas vamos chegar lá", ponderou, destacando ainda os quase cinco mil atendimentos realizados em duas ações itinerantes de saúde pelos rios Tefé e curumitá.

Uma parceria com a Projeto Amazônico atendeu e devolveu a vista de dezenas de idosos, melhorou a vista de mais de mil pessoas, que tiveram seus óculos a custo zero. "Por isso eu sempre destaco as parcerias. Elas nos possibilitam realizar coisas que só o município nunca faria", afirmou.

A Casa de Apoio em Manaus tem sido uma referência para as pessoas carentes que necessitam de auxílio na capital. O suporte para essas pessoas inclui desde passagem de Tefé/Manaus/Tefé até o traslado para a Casa de apoio, bem como hospedagem, alimentação e transporte nos locais de consultas previamente agendadas através da secretaria de saúde.

Atento à legislação vigente, Normando não abre mão de cumprir à risca a burocracia que exige a máquina pública. Seu modo de administrar às vezes gera impaciência quando o assunto é urgência. "É urgente? faremos dentro do prazo que a lei permitir", alerta.

Economia e transparência são exigências reforçadas a cada reunião com a equipe de governo. "É preciso ter muito cuidado com o dinheiro público, temos de aplicar na dose certa e no lugar certo senão estaremos cometendo os mesmos erros do passado e não viemos pra isso", disse.

Empresário bem sucedido em Tefé, Normando Bessa está sempre evidenciando Qualidade e Eficiência. "Não podemos pensar na prefeitura como uma máquina ociosa para beneficiar uma minoria. Pelo contrário, precisamos de uma máquina enxuta, eficiente e que tenha excelência nos serviços que presta para a comunidade e atendendo o maior número de pessoas. Essa é a nossa obrigação e assim iremos fazer", destacou. A nova sede da secretaria de Assistência Social - Semasc ratifica as palavras do prefeito, que como poucos, vem materializando os compromissos de uma vitória que ficou conhecida como a luta do tostão contra o milhão.

Com um prédio moderno, bem dotado de recursos humanos e com uma divisão e mobília objetiva e satisfatórias, a Semasc vai além dos tradicionais programas de governo, agregou a função de emissão de CTPS e rescisão contratual de trabalho, função do Ministério do Trabalho e dispõe ainda de um espaço a serviço dos Conselhos municipais. "Os Conselhos nos ajudarão no processo de gestão participativa e nos dará mais legitimidade, já que esse é um governo que não teme a transparência", disse orgulhoso o prefeito.

A Guarda Municipal é outro setor que tem chamado a atenção do prefeito, a preocupação não é a toa, o município tem amargado aumento considerável na violência, com destaque para ações armadas antes nunca vista em Tefé. Com o novo espaço da Guarda Municipal e o comando cuidadoso do policial federal aposentado Itaner Pinheiro, futuro secretário de Segurança Pública, o prefeito pretende instalar no município um sistema de monitoramento 24 horas. "Com o apoio da Polícia Militar e das Forças Armadas nós estaremos mais protegidos, mas queremos dar oportunidade também para aqueles jovens que estão nas ruas ociosos para não se tornarem vítimas do aliciamento do tráfico e da desocupação, para isso já estamos atendendo com natação, futebol, cursos de idiomas, entre outras atividades no Centro de Convivência da família", ressaltou.

Uma exigência de Normando Bessa é que o discurso se materialize na prática. "Falar é fácil, quero ver fazer", costuma dizer. E para não ir na contramão do seu discurso, ele que sempre destaca o amor por sua cidade construiu um monumento declarando o amor por Tefé, o local é o cartão de visita de quem desembarca no aeroporto do município. O Amo Tefé está estampado em adesivos e se confunde com a logomarca da gestão em camisas e no interior das repartições que integram o executivo municipal. Amor que pode ser visto na obra cuidadosa da restauração da sede da prefeitura. Um local que para o político, mais do que sua beleza arquitetônica e riqueza histórica reinaugura um novo momento para a política local. "Esse será o nosso maior legado. Estamos devolvendo o orgulho e a dignidade do nosso povo. Amar Tefé é poder fazer tudo que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É dar atenção para as crianças carentes, para os idosos, para a comunidade em geral, mas principalmente para quem mais precisa", destacou. Nesse sentido o prefeito acabou de ter o aval do Tribunal de Justiça para utilizar dois belos prédios do judiciário que se encontram abandonados na Vila Boa Sorte, um deles acolherá as crianças do Centro de Acolhimento da Criança e a Residência Inclusiva para abrigar idosos abandonados ou maltratados pela família. O Conselho Tutelar já ganhou um novo espaço e um veículo para defender o menor e o adolescente.

Na educação não tem sido menor a preocupação da gestão Normando e Jean, que economizou, de início R$ 1 milhão de reais da merenda escolar comparada com o ano anterior, isso com itens superiores em qualidade. Em apenas seis meses foram feitas reformas, aquisição de carteiras, geladeira e, pelo menos, sessenta ar condicionados. Além das reformas da creche do bairro de Santa Luzia e da nova escola do bairro de Nossa Senhora de Fátima, que antes dava lugar ao improviso utilizando-se uma casa transformada em escola e quartos em sala de aula. "Não posso admitir que a educação de nossas crianças seja tratada com improviso", ressaltou.

Na infraestrutura Normando trilhou no caminho na impopularidade e viu de perto um dos grandes problemas que ele já conhecia desde o período de campanha: buracos e ruas intrafegáveis. Mas a resposta veio e com ela soluções tecnológicas práticas e nos padrões do caixa que administra o município. A prefeitura vem resolvendo de maneira satisfatória os irritantes buracos rasos que se multiplicavam no centro e nas principais vias da cidade.  Outra frente de trabalho, com uso de concreto vem atuando em áreas mais críticas. "Sem a intervenção do Estado não temos como resolver os problemas do sistema viário urbano de Tefé", ponderou. Ele espera agora que o governo do Estado cumpra sua promessa para resolver o problema.

No Meio Ambiente os serviços de capina, coleta dos resíduos e a volta do lixão à condição de Aterro Controlado são melhorias que aos pouco começam a ser percebidas pela população. Os Agentes de Limpeza Pública, pela primeira vez no município, conheceram os Equipamentos de Proteção individual - EPI. Encontros, capacitações e discussões tem marcado as ações das secretarias de Produção e Interior, que buscam nesse tipo de atividade qualificar os produtores rurais e com isso possibilitar uma produção maior e mais lucrativa, bem como trazer demandas e apresentar soluções par a os diversos problemas nas comunidades rurais, incluindo aí a extensão do programa luz para todos para mais cento e cinquenta famílias, manutenção em grupo geradores, reposição e substituição de postes e recuperação de ramais.

Através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto a prefeitura tem melhorado significativamente o fornecimento de água nos diversos bairros de Tefé. A reativação do poço PT-10 foi um exemplo da intensificação na melhoria da qualidade na prestação desse serviço. Essa iniciativa  melhorou o atendimento em pelo menos cinco bairros, no Mutirão, Fonte Boa, Jerusalém e São João, além do bairro de Santa Tereza. Substituição, manutenção e limpeza de bombas e poços tem sido frequentes nas ações dessa autarquia.

Com a municipalização e a reestruturação do Intrans, a prefeitura de Tefé espera poder melhorar o trânsito, que já apresenta sinais de violação das normas de segurança, o que coloca em risco a vida de condutores e pedestres. A sinalização vertical e horizontal é o próximo passo. Parceria e facilidades para profissionalizar os prestadores de serviços de moto taxi já foi iniciado e a prefeitura espera com isso ter dado o primeiro passo para regularizar a situação de centenas de condutores irregulares na praça.

Um Data Center e uma estrutura tecnológica de comunicação e informática tornará uma realidade o prontuário eletrônico, integrando, assim, toda a rede de atendimento de saúde. "Onde você for atendido, em tempo real, o médico terá acesso a todas as informações do paciente, isso dará mais eficiência ao atendimento”, comemora Adriana Moreira, secretária de Saúde.

No Esporte foi realizado o maior campeonato de futsal do município, reunindo quase mil atletas em 72 equipes. O bairro em Ação e o Rua de Lazer mobilizaram desportistas e a comunidade na periferia de Tefé.  “O esporte é o caminho para tirarmos esses jovens e crianças da ociosidade”, destacou Fábio Araújo, secretário de Esporte.

A cultura deu exemplo nos eventos de inauguração e no aniversário da cidade. A festa que fechou as atividades alusivas aos 162 anos de aniversário da cidade reuniu uma estrutura de som, iluminação e palco com shows regionais e um público que fez sobrar energia. Com a segurança reforçada, a festa foi uma das mais bonitas já realizadas na cidade.

Para fechar o primeiro semestre de governo Normando Bessa entregou a nova frota de veículos da prefeitura. No total foram nove veículos zero km destinados às diversas secretarias. Móveis como ar condicionados, mesas, cadeiras e armários também foram adquiridos. Espaços e ambiente de trabalho tem sido significativamente melhorados com reformas e adaptações. Com o aparelhamento da máquina e reestruturação dos diversos setores da prefeitura o prefeito Normando vem pondo em prática mais um compromisso assumido nos debates de campanha.

Na administração a transparência e o cumprimento da legislação vigente são marcas de um governo que vem trilhando do lado oposto do País. Normando além de dá um importante passo na consolidação de seu projeto para Tefé, em curto prazo, vem ratificando cada vez mais uma identidade de amor e com fortes valores de família, compromisso e de gestão participativa. Elementos ideais para um projeto que vem de encontro com o novo momento que vive o município e que traz como slogan dessa gestão.

“Estou muito feliz. Temos dado respostas acima daquilo que podíamos fazer e isso me deixa muito contente como gestor. Poder aliar amor, retidão, ordem e progresso reforçam minhas energias para continuar fazendo o bem para Tefé, cidade que eu amo muito e que quero fazê-la uma referência de coisas boas para o Amazonas e quem sabe para o Brasil”, finalizou.

 

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.