Curta a nossa página
Tefe
+27°C

Siga-nos nas Redes Sociais.

Informações:

(97) 9 8121-7911
rbrandao.semcom.pmt@gmail.com
25/06 09h35 2017 Você está aqui: Home / Saúde Raifran Brandão Imprimir postagem

Equipe de saúde vai à Câmara, voluntariamente, prestar contas

Capitaneada pela secretária de saúde, Adriana Moreira, a equipe da rede de saúde do município participou de uma audiência na última quinta-feira, dia 23/06, na câmara municipal de Tefé.  O evento foi provocado pela própria gestora da Pasta de saúde e faz parte das estratégias de transparência do governo municipal.

Com uma apresentação minunciosa da realização das diversas ações de saúde, na atenção básica, alta e média complexidade, entre outras, a equipe mostrou dados estatísticos, despesas e receitas pontuando um demonstrativo sintético sobre seus respectivos valores.

Após a apresentação feita pela equipe de saúde, os vereadores puderam se manifestar, questionando, dirimindo dúvidas, apresentando demandas, elogios e críticas à rede. Em seguida a equipe explicou e/ou justificou os questionamentos apresentados pelos legisladores municipais.

A iniciativa foi valorizada até por tradicionais opositores da gestão Normando e Jean. Entre ataques e respostas, o evento ficou marcado também pelo desabafo da secretária Adriana Moreira, quando ela, de forma direta e nominal, disse a um dos parlamentares que ela veio ao município para fazer política pública e não partidária e que está exercitando um direito constitucional. "Sou brasileira e tenho o direito de ir e vir. Estou aqui em Tefé pela minha qualidade técnica e capacidade de gestão em saúde com reconhecimento institucional”, disparou. O desabafo da secretária respondeu aos insultos de mau gosto de um dos parlamentares que sempre faz menção a um município que a gestora atuou.

Para o vereador Missionário Daniel o evento foi importante porque trouxe à Câmara uma possibilidade direta de prestação de contas e de debate entre executivo e legislativo.

Adriana Moreira avaliou a audiência como muito positiva e disse ainda que mais do que uma obrigação de prestar contas com a comunidade o evento foi uma reafirmação do compromisso de governo com a transparência e a aplicação correta dos recursos públicos. “Essa é a nossa maneira de trabalhar. Prestar contas é um dever do gestor público e estamos aqui dando exemplo e cumprindo o nosso papel”. Ela disse ainda que o crédito da prestação de contas e, sobretudo o sucesso das ações de saúde é crédito de toda uma equipe comprometida com aquilo que faz. “Ainda há muitas coisa para se fazer, mas temos consciência de que estamos fazendo o melhor”, finalizou.